quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Melhores Filmes 2020: Cinema e Streamings


O ano de 2020 foi atípico para todos. Para o cinema em especial, foi um ano difícil, catastrófico, com as salas fechadas por mais de 5 meses (de abril a agosto), em virtude da pandemia.

Isso fez com que o mercado cinematográfico tivesse que se adaptar, e os streamings tiveram um crescimento fora do comum, com as famílias em casa, tendo como opção uma variedade de filmes. Eu sou cinéfilo, mas tive que me render aos poderes da Netflix, Amazon Prime e até Disney Plus agora no fim do ano.

Em 2020 vi apenas 53 filmes no cinema. Número mais baixo, ao longo dos 15 anos que registro minhas sessões cinematográficas. Até então, 2011, ano do nascimento do meu filho, era o ano que havia visto menos filmes: 56. 

Em compensação, vi 94 filmes e/ou séries nos streamings. compartilho aqui com vocês o que vi de melhor. Segue relação, na ordem que vi:

Cinema


Drama O Preço da Verdade - Dark Waters [Dark Waters, Estados Unidos, 2019], de Todd Haynes, é relevante ao apresentar a saga de um advogado para descobrir um sombrio segredo escondido por uma das maiores empresas do mundo e levar justiça a uma comunidade perigosamente exposta por décadas a produtos químicos mortais.


Animação da Pixar Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, [Onward, Estados Unidos, 2019], de Dan Scanlonapresenta dois irmãos elfos adolescentes que embarcam em uma missão extraordinária para passar um dia com o pai.



Drama Fuga de Pretória (Escape From Pretória, 2020) de Francis Annan, narra a incrível história de dois homens brancos sul-africanos que foram presos por terrorismo em razão do seu envolvimento em operações secretas contra o Apartheid e que conseguiram fugir de uma prisão na África do Sul, usando a inteligência.


Documentário Sem Descanso (Brasil, 2018) de Bernard Attal é pertinente e tempestivo, afinal vidas negras importam. Somos apresentados a uma situação rotineira em nosso país, de jovens que desaparecem após serem abordados por policiais militares.


Comédia familiar 10 Horas Para o Natal [10 horas para o natal, Brasil, 2018], de Cris D’Amato, tem uma história cativante, sendo uma fábula natalina propícia para o período das festas de fim de ano. De forma leve e dinâmica, a história mostra como o espírito natalino é capaz de estreitar laços e reconectar pessoas

Streamings - Filmes


Drama turco Milagre na Cela 7 (7 Kogustaki Mucize, 2019) de Mehmet Ada Öztekin emociona com a comovente história de amor entre um pai e uma filha. Impossível conter as lágrimas.


Nacional cristão Quando o Sol se Põe (2020) de Fabio Fariasurpreende pela abordagem natural no que diz respeito aos dogmas religiosos ao apresentar um grupo de jovens, que está afim de participar do festival musical da faculdade. Com bons pontos de reflexão sobre os desafios da vida, a importância da união e da amizade para encarar o dia a dia, do quanto a fé impulsiona as pessoas mesmo nos momentos mais obscuros e a importância de colocarmos verdade e todo o nosso coração nas coisas que fazemos, pois quando vem do coração, é sincero.


Documentário Magos do Cubo (The Speed Cubers, 2020) de Sue Kim mostra a vida e a rotina de dois campeões de speedcubimg Max Park e Feliks Zemdegs. Consegue inclusive emocionar com sua simplicidade, ao mostrar o lado autista de Max Park e como a rivalidade foi bem utilizada por ambos.


Documentário O Dilema das Redes  (The Social Dilemma, 2020) de Jeff Orlowski, mostra como as redes sociais exercem influência em nossas vidas, e os danos que elas causam no ser humano. Me fez desativar boa parte das notificações que recebo em meu smartphone.


Drama Os Sete de Chicago (The Trial of the Chicago 7, 2020) de Aaron Sorkin é altamente pertinente, ao apresentar o que houve no julgamento dos eventos que ocorreram em 1968 em Chicago, nos eventos políticos norte americanos. É fato, que os protestos democráticos moldam a História, tanto que este julgamento se tornou célebre pelo fato da injustiça reinar. Por mais que o filme aborde temas pesados, o filme é leve! Certamente estaria no meu TOP 3 do ano.


Curta metragem Se Algo Acontecer... Te Amo (If Anything Happens I Love You) de Michael Govier e Will McCormack cativa ao apresentar uma melancólica história sentimental de uma família e chama atenção por ter recebido destaque na plataforma de streaming. É basicamente uma animação para adultos.

Drama Era Uma Vez Um Sonho (Hillbilly Elegy, 2020) de Ron Howard, baseado no best-seller número 1 do New York Times escrito por J.D. Vance, retrata uma jornada de sobrevivência e triunfo ao acompanhar a história de uma família ao longo de três gerações. O filme me pegou num momento sentimental forte e me fez chorar copiosamente. Certamente foi o que mais me marcou em 2020.


Comédia nacional Tudo Bem No Natal Que Vem (Brasil, 2020) de Roberto Santucci se inspira no clássico Feitiço do Tempo (1993) de Harold Ramis para emocionar o público com uma fábula natalina e o talento cômico de Leandro Hassum acordando diariamente no Natal. Divertido e supreendentemente emocionante.


Documentário Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem (Brasil, 2020) de Fred Ouro Preto conta com animações, entrevistas e cenas de bastidores do show do rapper Emicida no Theatro Municipal de São Paulo em 2019 como espinha dorsal, explora a produção do projeto de estúdio AmarElo e, ao mesmo tempo, a história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos. É um suprasumo de talento esse rapper.


Drama A Voz Suprema do Blues (Ma Rainey’s Black Bottom, 2020) de George C. Wolfe é baseado na peça de 1984, vencedora do prêmio Pulitzer August Wilson, e além de ter uma última participação de Chadwick Boseman, conta com mais um show de Viola Davis. Filme bem teatral, com roteiro repleto de falas eloquentes.


Animação Soul (2020) de Pete Docter estreiou no Disney Plus, streaming da Disney, apresentando de forma criativa uma alternativa do pós vida e do pré vida, buscando ensinar a viver a melhor versão de nossa vida. É Pixar sendo Pixar. Merecia ser visto na sala de cinema.


Drama O Som do Silêncio (The Sound Of Metal, 2020) de Darius Marder não é um filme clássico de superação, mas mostra a importância de aceitar a si mesmo ao narrar a história de um baterista que começa a perder a audição. O filme ensina uma lição gigante sobre o querer e o poder em casos onde as pessoas não detém controle do que pode ser feito, ou curado

Streamings - Série ou Minisérie


Documentário esportivo Arremesso Final (The Last Dance, 2020) de Jason Hehir, acompanha a temporada de 1997-98 dos Bulls do início ao fim, além de cobrir o restante da notável carreira de Michael Jordan. Conheça a lenda desde quando ele era uma estrela emergente até se tornar uma força de marketing mundial. Dá uma nostalgia dos bons tempos que acompanhava partidas de basquete da NBA.


Documentário esportivo Sunderland Até Morrer (Sunderland 'Til I Die) era pra apresentar o retorno do time da Ingleterra a Premiere Ligue, mas mostra é a queda do time para a Série C do país. Impossível um torcedor do Fortaleza não se identificar com a amarga decaída do time. A segunda temporada, acompanha o time empatando demais e fazendo com que não consiga retornar a Série B, amargando mais um ano de Série C, chamada de League One. 


Suspense de ficção científica Noite Adentro (Into the Night, 2020) de Jason George, baseado na graphic novel lThe Old Axolotl de Jacek Dukaj É a primeira série belga da Netflix e nos apresenta 12 estranhos que entram no mesmo avião, onde a única coisa que tinham em comum era o destino do voo. A série mostra a jornada desse grupo que foge do sol após um evento solar repentino. Sem destino certo, eles mergulham Noite Adentro. De tirar o fôlego.


Famosíssima La Casa de Papel apresenta um grupo de ladrões tentando assaltar a Casa da Moeda da Espanha, nas duas primeiras temporadas e o Banco da Espanha nas terceiras e quartas temporadas. Simplesmente fenomenal. Ação, aventura, drama, suspense e muito amor envolvido. Me fez maratonar como se não houvesse amanhã.


Coleção de curtas Feito em Casa dirigido por cineastas aclamados de várias partes do mundo, foram realizados durante o período de isolamento social em 2020 em vários cantos do mundo, servem de registro histórico desse momento que a humanidade está enfrentando.


Épico O Último Reino (The Last Kingdom) apresenta em suas 4 temporadas disponíveis na Netflix a adaptação das Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell. É o que temos de melhor num mundo pós Game Of Thrones. Destaque para a construção cinematográfica, contendo personagens interessantes e muitas vezes complexos, além de respeito às origens literárias e históricas. Originalmente, a série foi produzida pela BBC America e coproduzida pela Netflix. A partir da terceira temporada, a Netflix passou a produzi-la de forma completa, tornando-se oficialmente uma série original da plataforma.


Ficção científica Away (2020) de Andrew Hinderaker, emociona à cada episódio, com muita humanidade ao retratar a ida de uma missão espacial a Marte, numa jornada épica de amor e sacrifício. Inspirada num artigo do jornalista Chris Jones para a revista Esquire sobre a rotina da astronauta Scott Kelly.



Drama O Gambito da Rainha (The Queen's Gambit, 2020) baseada na obra de Walter Tevis, usa o xadrez e a competição entre enxadristas de vários países, para apresentar uma história fantástica de uma menina adotada que superou o vício no alcoolismo e em calmantes e venceu no esporte. Talvez tenha sido a melhor minisérie de 2020.


Drama Inacreditável (Unbelievable, 2019) é relevante ao apresentar situações de abuso sexual em mulheres, sendo investigados por duas policiais. Baseada em fatos reais, conta a história de uma adolescente que retira uma queixa de estupro e é acusada, processada e condenada por fazer uma falsa denúncia de estupro. Anos depois, duas investigadoras seguem evidências que podem, finalmente, revelar a verdade.



Musical Voices Of Fire: Novas Vozes do Gospel (2020) reúne o Bispo Ezekiel Williams, tio do cantor Pharrell Williams e uma equipe de líderes gospel enquanto viajam para a cidade natal de Pharrell, Hampton Roads, Virginia na busca de encontrar um coral com vozes inesquecíveis para fazerem parte de um coral gospel inspirador e multicultural.


Documentário esportivo Tudo ou Nada: Tottenham Hotspur. Temporada 1 mostra como foi a temporada 2019/2020 do clube inglês, vice campeão da Champions League 2018/2019 e que começou mal a temporada, fazendo com que Daniel Levy decidisse demitir Mauricio Pochettino e contratar José Mourinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar