terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Free Solo


Documentário esportivo Free Solo (2018) de Elizabeth Chai Vasarhelyi e e Jimmy Chin apresenta a fantástica aventura inspiradora, emocionante e vertiginosa de Alex Honnold, renomado alpinista de 30 anos que sobe montanhas sem equipamentos de escalada. Vencedor do Oscar 2018 de Melhor documentário.

Na história acompanhamos o alpinista Alex Honnold na aparentemente insana aventura de escalar a montanha rochosa El Capitan sem equipamentos de segurança, em junho de 2017. O início nos apresenta Alex como uma celebridade, estampada em revistas e presente nos talk shows da televisão, para em seguida retirar as máscaras e analisar a pessoa por trás do mito.

Os diretores buscam na infância de Alex os motivos que o levam a ser uma pessoa que praticar um ato de clara vocação suicida. Por que Alex insiste em praticar o “free solo”, ou seja, a escalada sem cordas em locais cada vez mais perigosos? Aos poucos, somos revelados a personalidade de um jovem antissocial, que não foi muito amado pelos pais na infância e demonstra dificuldade em expressar carinho pela namorada.


O documentário tem grande impacto visual sem perder de vista tratar do psicológico do retratado, que claramente desafia a morte. Alex Honnold prova porque é o escalador solo mais bem-sucedido do mundo. Vemos a prepração mental e física para a ousada aventura de escalar o El Capitán, o paredão de 975 metros no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, sem cordas ou equipamento de proteção. Se ele conseguir, será o maior paredão que ele, ou outra pessoa, já escalou sem nenhum tipo de equipamento.

Alex não se torna um herói louco e destemido, e sim um alpinista que efetuou um planejamento cuidadoso, obsessivo, durante anos antes de efetuar a perigosa escalada. O “free solo” é visto como uma atividade profissional na qual os riscos são atenuados pelas habilidades desenvolvidas através de treinamentos intensivos.


Veja trailer de Free Solo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar