sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

O Som do Silêncio


Drama O Som do Silêncio (The Sound Of Metal, 2020) de Darius Marder não é um filme clássico de superação, mas mostra a importância de aceitar a si mesmo ao narrar a história de um baterista que começa a perder a audição. O filme ensina uma lição gigante sobre o querer e o poder em casos onde as pessoas não detém controle do que pode ser feito, ou curado

O filme conta a história do baterista Ruben (Riz Ahmed), que tem uma banda de Heavy Metal com sua namorada Lou (Olivia Cooke). Os dois estão prestes a começar uma turnê pelo país, quando Ruben começa a dar sinais de perca de sua audição. A primeiro momento, ele ignora os sinais, mas devido aos anos de comprometimento dos ouvidos pela música excessivamente alta, a situação se degrada bastante. Até emtão, sua preocupação é descobrir o que ainda pode fazer com a audição que lhe resta e como continuar com os shows e com sua namorada.

Ao descobrir que a perca de sua audição é irreversível, lhe impossibilitando até mesmo de tocar e entender o que sua namorada lhe diz. A partir daí, os traumas do passado de um viciado em drogas começam a lhe atormentar novamente. Se destaca no longa, o uso da edição de som, alternando entre momentos de puro silêncio e de som normal cotidiano, que nos faz literalmente o contraste de nos sentirmos no personagem. 

A trama se desenrola com Ruben procurando ajuda com o diretor de uma clínica de para deficientes auditivos que o ajuda a entender que seu mundo mudou e que ele precisa aprender a conviver e sobreviver com sua deficiência. O filme se torna então mais sensível, quando alterna dos gritos e o extremo barulho do Heavy metal para, o som da natureza como o barulho do vento e o cantar dos pássaros que trazem a calma para ajudar a Ruben na nova vida.

Veja trailer de O Som do Silêncio:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar