quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Alex Câmera 10


Documentário Alex Câmera 10 (2019) de Caue Serur Pereira serve como registro histórico de um dos maiores craques que o futebol já produziu, e talvez o último dos clássicos camisas 10, apontado por muitos como um dos melhores canhotos do futebol brasileiro.

A decisão do idolatrado jogador Alex de voltar a vestir a camisa do Coritiba depois de destacadas passagens por seleções nacionais e internacionais causou grande comoção na comunidade futebolística e virou tema desse documentário que aborda seus dois últimos anos de carreira, contando com entrevistas exclusivas de ícones do futebol que cruzaram seu caminho.

Revelado pelo Coritiba, Alex se tornou ídolo no Palmeiras e Cruzeiro onde conquistou títulos importantes e entrou para a honrosa história desses dois clubes. Na seleção brasileira, além de títulos, fez gols memoráveis, embora nunca tenha sido lembrado nas convocações de Copa do Mundo. Mas foi na Turquia que vivenciou o ápice de sua carreira. Em oito anos, muito mais importante que os belos gols e os títulos, ele ganhou o status de maior jogador estrangeiro de todos os tempos, idolatrado pelos torcedores do Fenerbach e respeitado pelos rivais.

O filme acompanha a trajetória de Alex desde que rescindiu seu contrato na Fenerbach após um desentendimento com o técnico Aykut Kocaman e o presidente Aziz Yildirim em setembro de 2012.
Com propostas milionárias para jogar por grandes clubes do futebol brasileiro como Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio, Alex opta por voltar a vestir a camisa do Coritiba, seu clube do coração, o time que o revelou.

A obra mostra desde a chegada do jogador com calorosa recepção da torcida alviverde com mais de 10 mil pessoas no estádio Couto Pereira e acompanha o jogador pelos dois últimos anos da carreira desfilando seu futebol de Norte a Sul do país em 2013 e 2014.

No roteiro, momentos marcantes como o primeiro título com a camisa do Coritiba, em cima do rival Athletico, dando ao clube um tetracampeonato estadual, algo que não acontecia há 40 anos; o gol de numero 400 e o jogo mil da carreira, além das dramáticas partidas que livraram o Coritiba do rebaixamento para a série B por dois anos seguidos.

O filme mostra ainda as homenagens que o jogador recebeu pelo Palmeiras e Cruzeiro após a aposentadoria, reunindo jogadores que estiveram ao seu lado nas conquistas por esses clubes e também alguns dos maiores ídolos da historias das duas agremiações.

Em 2015 foram gravadas cenas em Istambul que mostram a idolatria de Alex no país e explica o porquê ele se tornou o maior jogador estrangeiro de todos os tempos. Destaque para o relato de um soldado que perdeu os pés na guerra e tem uma prótese com o mesmo formato dos pés de Alex e um tatuador que fez centenas de imagens do craque são dois dos entrevistados em Istambul.

O filme conta com um elenco recheado de grandes jogadores brasileiros como Pepe, parceiro de Pelé no Santos, que foi seu primeiro treinador profissional; o maior ídolo do Flamengo, Zico, que o treinou no Fenerbach; Dirceu Krüger e Sicupira, os dois maiores jogadores da dupla Atletiba; Evair, Neto, Juninho Pernambucano, Gilberto Silva, Djalminha, Dirceu Lopes, Afonsinho, o goleiro Marcos, entre outros. Tem ainda os jornalistas Paulo Vinicius Celho (Fox), Mauro Betting (Esporte Interativo) e Juca Kfouri (UOL e ESPN).

Assista ao trailer de Alex Câmera 10:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar