terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Rosa e Momo

 


Drama italiano Rosa e Momo [La vita davanti a sé, 2020] de Edoardo Ponti, baseado no romance La Vie devant soi "A vida pela Frente" de Romain Gary. Conta com belas atuações, especialmente de Sophia Loren.

Na trama, Momo (Ibrahima Gueye), jovem órfão senegalês de doze anos que vive sua vida à base de pequenos roubos, enquanto é tutelado pelo Dr. Coen (Renato Carpentieri), médico local que busca atender seus pacientes enquanto cuida do rebelde órfão. Apesar de muito bem cuidado, Momo não enxerga nenhuma perspectiva em sua vida, pois a morte brutal de sua mãe o deixou traumatizado, com pesadelos que o levam à peculiar condição de sonambulismo, algo que seu tutor está acostumado a lidar. 

No entanto, quando o jovem arranca dois castiçais das mãos de uma idosa, em uma feira napolitana, que sua vida muda completamente. A dona dos objetos é Rosa (Sophia Loren), ex-prostituta que cuida, hoje em dia, dos filhos das demais. Madame Rosa, como é conhecida, também carrega uma personalidade mordaz, de tonalidades tão fortes que a deixam com vigor muito mais próximo da juventude do que de sua avançada idade. É justamente por isso, que quando Momo é obrigado a devolver seus castiçais, que o Dr. Coen a convence a cuidar do jovem também, o que é feito à base de um pedido de desculpas e setecentos euros por mês.

As jornadas escolhidas para os personagens são previsíveis e, de certa forma, pesadas emocionalmente para atingir ao espectador que se deixa conduzir pela narrativa apresentada. Rosa e Momo são dois opostos diametrais e banhados visualmente para isso. E é nesse aspecto que se concentra o grande mérito da produção.


Confira trailer de Rosa e Momo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar