domingo, 31 de janeiro de 2021

Treino Beneficente de Orientação do CODL

 

Nesse 31 de dezembro, realizamos um treino beneficente para custear despesas da Fecori.

Após comer tapioca no Osmar e almoçar no Abençoado, fomos para Fazenda Coité e iniciamos os preparativos para a prova. Foi um árduo trabalho, mas completado com sucesso.



Após os afazeres, um merecido descanso e momento de lazer com as crianças.



O treino foi um sucesso. Agradecemos demais aos nossos atletas, os que torceram (de perto e de longe) pelo sucesso do evento, e especialmente aos que se doaram para a realização do treino. Que a chama da orientação permaneça acesa em nossos corações. Sempre fomos um clube altruísta, tivemos o reconhecimento da Fecori, e temos conseguido fazer a diferença, ao nosso modo. Postarei aqui as palavras do Barreto sobre nosso treino

A FECORI agradece pela iniciativa de vocês e pelo seu trabalho que dedicaram à FECORI.

Na verdade, o valor doado (tudo que foi arrecadado no Evento) foi fruto do seu trabalho e dos demais integrantes do CODL, especialmente do Aquino. Um exemplo a ser seguido por outros clubes.

Quando tudo estava parado, vocês tiveram a ideia e passaram a trabalhar nela com afinco.

Os ganhos foram muitos:
- reacender a chama do CODL, que estava precisando combustível;
- Retomar as atividades da Orientação em 2021, despertando aquela vontade adormecida em todos nós;
- Reconhecer o valor e as necessidades da FECORI, que não gera recursos, mas absorve despesas continuamente;
- Estimular o surgimento de novas iniciativas semelhantes, por parte de outros clubes;
- Demonstrar que os desafios de organizar uma Etapa são perfeitamente superáveis.

Por tudo isso, expresso o meu agradecimento pessoal a vocês e me ponho à disposição para qualquer necessidade. Um forte abraço do Barreto.

Após uma linda, ensolarada e intensa manhã de domingo, só podemos agradecer ao CODL, e especialmente ao Aquino, pelo grande evento que promoveram.

Foi um Treino com cara de Etapa seja pela organização, seja pelo mapa perfeito ou seja pela postura da equipe do CODL.

Foram poucos que fizeram muito.

E o principal: saimos da letargia em que nos encontrávamos e nos reencontramos com a nossa família orientista.

Estamos todos de parabéns e muito obrigado ao CODL.



sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Pequenos Incêndios por Toda Parte (Little Fires Everywhere)


Série dramática Pequenos Incêndios por Toda Parte (Little Fires Everywhere, 2020) sobre duas famílias que vivem nos anos 90 em Shaker Heights e que são reunidas através de seus filhos. Baseada na obra homônima de Celeste Ng lançada em 2017, o elenco traz Reese Witherspoon, Kerry Washington and Joshua Jackson e entre outros.

O drama, composto de oito episódios, acompanha uma vizinha abastada da cidade de Shaker Heights, subúrbio de Cleveland. Tudo é planejado desde a localização das escolas até a cor usada na pintura das casas. Ninguém melhor para representar e defender essa uniformidade do que Elena Richardson.

Tudo isso começa a mudar com a chegada de Mia Warren. Uma artista solteira e enigmática, que se muda para a rua com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso, assim como um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.

Em 1998, a casa dos Richardson pega fogo. Suspeita-se de incêndio criminoso, pois acontecem vários pequenos incêndios. No ano anterior, em 1997, Elena Richardson aluga sua casa de aluguel para Mia Warren, uma artista, e sua filha adolescente, Pearl. O filho mais novo de Elena, Moody, que tem a idade de Pearl, apaixona-se por Pearl e torna-se amigo dela. Pearl conhece seus irmãos Lexie, Trip e Izzy. Pearl, que está acostumada a um estilo de vida nômade, no qual sua mãe sofre para juntar dinheiro, fica encantada com os Richardsons e sua casa. Lá, onde ela passa o tempo todos os dias, acaba desenvolvendo uma queda por Trip e cria uma idolatra por Lexie.

Enquanto vamos conhecendo os personagens, ficamos imaginando quem teria incendiado a casa dos Richardsons. Mia trabalha meio período em um restaurante chinês e vende fotografias através de um revendedor em Nova York. Ela fica preocupada com a idealização que Pearl tem dos Richardsons. Quando Elena lhe oferece um emprego como empregada da casa, Mia concorda apenas apenas para ficar de olho em Pearl. Ela conhece Izzy, a ovelha negra da família, e as duas se tornam próximas.

Os Richardsons são convidados para a festa de aniversário de Mirabelle McCullough, a filha adotiva da amiga de Elena. Mia percebe que a criança é May Ling Chow, filha de Bebe Chow, colega de trabalho de Mia no restaurante, que abandonou seu filho no meio do pós-parto e devido às dificuldades econômicas. Bebe procura seu filho há mais de um ano. Mia informa Bebe, embora os McCulloughs se recusem a deixá-la ver Mirabelle. Bebe fica abatida, pois não tem dinheiro para advogados. Mia aconselha que ela envolva a imprensa local. O escândalo possibilita que Bebe obtenha direitos de visita e ajuda de um advogado de graça.

Elena descobre que foi Mia quem contou à Bebe sobre sua filha. Irritada e tomando partido da amiga, ela investiga o passado de Mia. Ela rastreia os pais de Mia e descobre que Pearl foi concebida para um casal rico de Nova York que não conseguia ter seus próprios filhos. Mia não suportou a ideia de desistir de sua filha. Descobre-se que ela disse ao casal que abortou e fugiu com Pearl; desde então, os pais de Mia não têm notícias sobre ela.

Lexie engravida e pede a Pearl que a acompanhe para fazer um aborto. Com medo de ser descoberta, Lexie usa o nome de Pearl na clínica. Pearl e Trip começam a transar, algo que mantêm em segredo para todos. Quando Moody descobre o que está acontecendo, ele e Pearl param de se falar. Elena investiga uma suspeita de que Bebe tenha feito um aborto e, para seu choque, descobre que Pearl está na lista das que realizaram um. Ela então enfrenta Moody sobre ser o pai, mas ele diz que ela está acusando o filho errado.

Bebe Chow perde o caso e Mia a conforta. Elena diz a Mia que sabe sobre Pearl e que ela deve se mudar. Pearl reluta em ir embora, mas Mia explica sobre seu pai biológico e ela enfim aceita. Izzy percebe que Moody, Lexie e Trip usaram Pearl e ficam com raiva deles. Escolhendo um momento em que estão todos fora de casa, ela acende pequenos fogos nas camas de todos, sem perceber que sua mãe ainda está em casa. Elena consegue escapar ilesa do fogo. Após o incêndio, os Richardsons vão para a casa alugada, agora desocupada pelos Warrens, onde descobrem que Mia os deixou com fotografias que têm significado pessoal para cada um deles.

Bebe Chow, usando as palavras de Mia como inspiração, entra furtivamente na casa dos McCullough e sequestra sua filha, correndo com ela para Canton. Os McCulloughs gastam, sem sucesso, milhares de dólares procurando por eles. Eventualmente, eles são aprovados para adotar um bebê da China. Mia e Pearl pegam a estrada, planejando se reconectar com a família de Mia e o pai de Pearl. Izzy foge para Pittsburgh com o nome dos pais de Mia, prometendo a si mesma que, se for pega e mandada de volta, continuará fugindo até que nunca seja forçada a voltar novamente. Elena percebe que seu maior medo, perder Izzy, se tornou realidade e promete passar o resto de sua vida procurando por sua filha.

Gostei por se passar na década de 90, onde eu vivi minha adolescência. O roteiro é ótimo e os temas sensíveis como racismo, aborto, são abordados de forma honesta, de forma coerente no enredo que está sendo contado.

Veja trailer de Pequenos Incêndios por Toda Parte:




terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Legado Explosivo

 


Ação Legado Explosivo (Honest Thief, 2020) de Mark Williams faz com que Liam Neeson pague seu aluguel, num típico filme bem ao seu estilo. Se lançar mais uns 10 filmes com a mesma premissa, e o mesmo ator, é capaz de ainda assim gostarmos do filme, que poderia se chamar Busca Implacável 5 e não haveria problemas.


Na trama, Tom Carter (Liam Neeson) é um especialista em demolição e uma lenda entre os criminosos. Ele conseguiu roubar uma fortuna sem nunca ter sido pego, mas tudo muda quando ele se apaixona por Annie (Kate Walsh) e decide deixar seu legado no crime para trás. Disposto a mudar de vida, Tom aceita se entregar para a polícia em troca de uma sentença reduzida, mas ele não imaginava que seria enganado por agentes corruptos do FBI que o obrigarão a fazer justiça com as próprias mãos.

Quando um ladrão de banco honesto resolve mudar de vida e decide deixar o crime para trás. Disposto a mudar de vida, Tom aceita se entregar para a polícia em troca de uma sentença reduzida. Mas ele não imaginava que seria enganado por agentes corruptos do FBI, que o incriminam por um assassinato e o obrigam a fazer justiça com as próprias mãos para limpar o seu nome.

Será que ao se apaixonar por uma mulher que trabalha em uma instalação de armazenamento, um lugar onde ele esconde todo o dinheiro que rouba, seria capaz de fazer um bandido mudar seu estilo de vida. Por mais surreal que isso possa parecer, é o Liam Neeson, e isso torna tudo aceitável.

Acompanhe o trailer de Legado Explosivo:


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O Tigre Branco


Drama indiano O Tigre Branco (The White Tiger, 2021) de Ramin Bahrani, baseado no best-seller do New York Times, que conta a história de um ambicioso motorista indiano que usa toda a sua astúcia e sagacidade para escapar da pobreza e se libertar de sua vida de servidão a patrões ricos. Já está na lista dos melhores de 2021.

Na trama, um motorista indiano chamado Balram (Adarsh Gourav) utiliza a sua ambição e inteligência para escapar da pobreza extrema. Porém, antes de ascender socialmente, ele precisará tomar algumas decisões controversas atuando como motorista do instável e manipulável Ashok (Rajkummar Rao) e sua esposa Pinky (Priyanka Chopra)

O roteiro, ilustra de forma ácida a relação degradante entre mestres e servos, numa Índia onde predominam duas castas, os ricos e os pobres. Em determinado momento o protagonista indaga: “Os pobres só têm duas formas de chegar ao topo: política ou crime. Não é a mesma coisa em seu país?” O Tigre Branco não apenas reflete sobre a Índia, mas sobre desigualdades que podem ser encontradas em outros países.

A cultura indiana sempre foi vendida para os demais países como exótica e os documentários mais populares que chegam a nós costumam, de certo modo, romantizar a cultura indiana e se abster de mostrar os seus problemas sociais.

Chama atenção também o posicionamento da China e da Índia como próximas potências mundiais, trazendo uma informação que começa a ser recorrente nos filmes a partir de 2020, com a queda dos EUA do topo de maior potência do mundo.

Segue trailer de O Tigre Branco:



sábado, 23 de janeiro de 2021

Pieces of a Woman


Drama Pieces of a Woman de Kornél Mundruczó e produção executiva de Martin Scorsese, Pieces of a Woman é um retrato profundo, intenso e transcendente de uma mulher (Vanessa Kirby, numa atuação arrebatadora, que voi inclusive vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Veneza de 2020) reaprendendo a viver após uma grande perda. Tem uma cena de parto de tirar o fôlego.

Na trama, vemos que um parto complicado em casa deixa uma mulher às voltas com profundas consequências emocionais, isolada de seu parceiro e de sua família por um abismo de tristeza. A jornada emocional de uma mãe que acaba de perder seu bebê. Diante dessa perda, ela terá que lidar com as conseqüências que seu luto tem nas relações com o marido e a mãe, lutando para que seu mundo não desabe por completo.

É curioso que o título Pieces of a Woman aparece somente após meia hora de duração, mas é o tempo que vemos a cena do parto, que de tão bem filmada, acaba roubando a cena do restante da película.

Veja trailer de Pieces of a Woman:



Aniversário da Tia Sandra



Nos reunimos nesse sábado para celebrar os 59 anos da tia Sandra. Teve até banho de piscina.

Festa lá em casa é assim... Começa no café da manhã, tem almoço e termina com bolo no lanche da tarde.

Primeiro banho do #Dudu da @sulamita.nascimento.9212








Na psicóloga do Luca

 


Tenho acompanhado o Luca nas consultas com a psicóloga, e tem sido momentos muito interessantes, poder ajudá-lo na ansiedade natural de uma criança de 5 anos, vivendo em tempos de tantas incertezas.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O Fantástico Sr. Raposo

 


Animação O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox, 2009) de Wes Anderson é a adaptação de um livro infantil, escrito pelo mesmo Roald Dahl de "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Tem um estilo peculiar e até entretém.

O Sr. Raposo (George Clooney), a Sra. Raposa (Meryl Streep) e seu filho vão morar em uma árvore, localizada em uma colina. Lá eles têm como vizinhos o Coelho (Mario Batali), o Texugo (Bill Murray) e a Doninha (Wes Anderson), entre outros animais, todos com suas respectivas famílias. O Sr. Raposo prometeu à esposa que deixaria a vida de roubos de galinhas, já que ela estava grávida. Desde então ele iniciou uma respeitável carreira de colunista de jornal. Porém, a proximidade do novo lar com as fazendas de Boggis (Brian Cox), Bunce (Hugo Guinness) e Bean (Michael Gambon) faz com que volte à velha vida, às escondidas. Só que logo o trio de fazendeiros se une para capturá-lo.

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

Segue trailer de O Fantástico Sr. Raposo:



quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Adeus Distrivideo!


Soube dos encerramentos das atividades da Distrivideo, uma das últimas locadoras de filmes de nossa cidade. Então tratei de passar lá e levar uma parte dos filmes para minha coleção.

domingo, 17 de janeiro de 2021

Preparando treino de Orientação

 


Hoje estive na Cidade Cauype participando dos preparativos para realização de um treino de Orientação. Acompanhei o Marcelo Aquino na escolha dos pontos, nos ajustes de mapa, etc.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

19 Anos do Instituto Agropolos!


Hoje celebramos mais um aniversário do Instituto Agropolos do Ceará, numa celebração simples, com o devido distanciamento social, apenas para marcar essa data. Vida longa ao Agropolos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Um Tio Quase Perfeito 2

 

Comédia nacional Um Tio Quase Perfeito 2 (Brasil, 2021) sequência do simpático Um Tio Quase Perfeito (Brasil, 2016), de Pedro Antônio que remete ao clássico Uma Babá Quase Perfeita (1993) de Chris Columbus. Marcus Majella está de volta em Um Tio Quase Perfeito 2! Mas agora ele vai precisar competir com o cunhado perfeitinho pelo coração dos sobrinhos


Tio Tony (Marcus Majella) reina soberano no coração dos sobrinhos Patricia (Julia Svacinna), Valentina (Sofia Barros) e João (João Barreto). Ele parece ter se regenerado da vida de trambiqueiro e vive em perfeita harmonia com a família até a chegada de Beto (Danton Mello), que rouba o coração da irmã, Ângela (Letícia Isnard), e encanta os pequenos. Inconformado e com ciúmes do intruso, Tony entra em uma disputa com Beto e tenta armar planos mirabolantes envolvendo os sobrinhos para tentar provar que o futuro cunhado não vale nada. Determinado a acabar com a "concorrência", Tony vai fazer de tudo para que Beto não entre oficialmente para a família.



A situação rende bons momentos cômicos e a lição de que devemos amar nossos familiares e não alimentar os ciúmes doentios. O carisma do protagonista ajuda a cativar o público.

Veja trailer de Um Tio Quase Perfeito 2:





domingo, 10 de janeiro de 2021

Lupin

 


Série francesa Lupin (2021) de George Kay e François Uzan é repleta de suspense e mistério, recheada com o carisma de Omar Sy. Com uma premissa bem atrativa, somos rapidamente atraídos à trama baseada nos romances policiais de Maurice Leblanc.

A trama acompanha a vida de Assane Diop (Omar Sy) um homem que, 25 anos atrás, viu sua vida virar de cabeça para baixo com a morte de seu pai, então acusado injustamente de um crime. Agora, ele está em busca de vingança e, para isso, se inspira em Arsène Lupin, o famoso "ladrão de casaca" da literatura francesa. Conhecido como "Robin Hood da Belle Époque", Lupin se tornou um gênio do crime na Paris do início do século 20 - e Diop vai seguir seus passos nos dias de hoje.


Assane Diop é o perfeito cavalheiro por fora. Mas há nele um gênio do crime, inspirado nas aventuras do personagem fictício Arsène Lupin. O livro sobre o elegante ladrão fez de Assane o que ele é: um homem com o poder de roubar quase tudo que quiser - e com estilo. Mas Assane tem outro plano. Ele quer vingar seu pai, que acabou inocentemente na prisão 25 anos atrás e cometeu suicídio. Assane agora está fazendo todo o possível para localizar o culpado Hubert Pellegrini (Hervé Pierre).

Assane leva a vida personificando o personagem que é um 'ladrão' gentil e agradável, um gentleman, até ele encontrar a oportunidade que esperava para vingar a morte de seu pai. Excelente para maratonar.


Veja trailer de Lupin:



Café da manhã no Parque Adhail Barreto

 

Hoje realizamos uma reunião do GR no Parque Adhail Barreto. chegamos cedo com a família, fizemos um pic nic, exercícios físicos e tivemos uma manhã maravilhosa.





sábado, 9 de janeiro de 2021

Celebrando a vida da Laura e da Alice

 

Na noite deste 9 de janeiro, fui com a família celebrar um ano de vida da Alice, e os 5 anos da Laura, filhas do Ezaú e da Niedja, numa linda festa com o tema Monstros S.A.



Teve quitutes deliciosos e o já tradicional rodízio de pizzas.



Óculos novo do Sahel


Sábado é dia de resolver o que não conseguimos fazer durante a semana. Hoje encomendamos a palmilha das crianças e compramos o óculos do Sahel na @msoptica A armação já estava escolhida e reservada há tempos...




Almoço no Kina do Feijão Verde


 

Hoje foi dia de almoçar em família na Kina do Feijão.

Tapioca no Osmar

 


Começando este sábado na Tapioca do Osmar. Virou rotina levar os meninos ao pediatra e tomar café no Osmar.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

O Tempo Com Você

 


Animação japonesa O Tempo Com Você (Tenki no Ko, 2019) de Makoto Shinkai conta uam história comovente de um jovem à procura de seu destino. Tem um público cativo que gosta das animações vindas do Japão



A trama conta a história do estudante Hodaka (Kotaro Daigo), um rapaz que procura mudar a sua vida. Foge de casa, numa ilha periférica e segue um raio de luz como um sonho até Tóquio, onde faz amizade com Hina (Nana Mori), uma garota que acaba de ficar sem a sua mãe, dá por si responsável por tomar conta do seu seu irmão. Eis que a vida de ambos se cruza num momento de desespero, sob a chuva inesperada que assola o verão. No lado mais negro da cidade, ambos fogem, tornando-se inseparáveis. Quando Hodaka descobre que Hina é a menina que faz a chuva parar, ambos começam a usar esse talento para trazer alegria por toda a cidade. Mas tudo tem um preço. A cada momento feliz, aproximam-se da tragédia e de uma escolha. Sacrificarão tudo pelo bem da humanidade, ou serão felizes para o resto das suas vidas?

Veja trailer de O Tempo Com Você:



domingo, 3 de janeiro de 2021

A Chegada

 


Enfim vi por completo a ficção científica A Chegada (Arrival, EUA, 2016) de Dennis Villeneuve, que nos mostra a importância da boa comunicação, para sobrevivermos como espécie. Na época de seu lançamento nos cinemas, tive que sair no meio da sessão pois meu caçula não permitiu permanecer na sala escura.

Naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.

É um filme altamente relevante em sua proposta reflexiva, abordando temas desde a existência de vida alienígena às viagens no tempo, a partir de uma das mais simples aptidões humanas, que é sua capacidade de se comunicar. Destaque para a fotografia de Bradford Young e a trilha sonora de Jóhann Jóhannsson.



sábado, 2 de janeiro de 2021

Amigos Para Sempre



Comédia dramática Amigos Para Sempre (The Upside, 2017) de Neil Burger é a adaptação de Intocáveis para a versão americana, sem legenda para eles que não sabem ler. Mesmo sendo uma readaptação desnecessária e menos cativante que a primeira, é sempre bom ver e rever essa história magnífica de um homem rico e tetraplégico contrata um rapaz em liberdade condicional para ser o seu cuidador em sua sofisticada cobertura e iniciam uma improvável amizade começa a florescer enquanto ambos redescobrem a alegria de viver a vida ao máximo.

Philip (Bryan Cranston) é um homem rico que fica tetraplégico, após sofrer um acidente. A situação o deixa desgostoso com a vida, já que está sempre rodeado de enfermeiros e pessoas para ajudá-lo. Até que um dia, durante a seleção de um assistente, ele simpatiza com Dell (Kevin Hart), um jovem com registro criminal que não tem a menor experiência na função. Philip decide contratá-lo e, ao seu lado, reencontra o prazer pela vida.

A escolha de Bryan Cranston e Kevin Hart nos papéis principais é um acerto, pois eles têm uma química cômica descontraída. No entanto a trama é o maior chamariz para a história que já nos encantou anteriormente.
Confira o trailer de Amigos Para Sempre:



Projeto Flórida

 


Drama Projeto Florida (The Florida Project, 2017) de Sean Baker é sutil ao mostrar a desilusão de um país que pode ter se esquecido do significado do tal “sonho americano”. A ideia de que os Estados Unidos são a terra das oportunidades se perde na rotina dos personagens. Mostra que infância é infância mesmo sob circunstâncias difíceis.

Com a chegada do verão em Orlando, um mundo de aventura e repleto de possibilidades se abre para um grupo de crianças, liderado por Moonee (Brooklynn Prince) uma garota de apenas seis anos. Enquanto eles vivem as maravilhas da infância, os adultos ao seu redor lidam com tempos difíceis.

A agitada garotinha de seis anos, apronta com o vizinho Scooty (Christopher Rivera) e faz novas amizades nas redondezas dos parques Disney. Ela vive com a mãe (Bria Vinaite) numa hospedagem de beira de estrada e as duas contam com a proteção do gerente Bobby (Willem Dafoe) na batalha diária pela sobrevivência com poucos recursos e muitos riscos.

Confira o trailer de Projeto Florida:



Scott Pilgrim Contra o Mundo




Comédia Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim vs. the World, 2010) de Edgar Wright, é baseado em quadrinhos homônimos de Bryan Lee O'Malley, o filme é um deleite para todo fã de HQs, games e cultura pop. apresenta a história fantástica de um guitarrista de uma banda de rock do colégio, o jovem Scott Pilgrim que nunca teve problemas para conseguir namorada. O problema sempre foi se livrar delas. Mas com Ramona Flowers é diferente, pois ele se apaixona perdidamente por ela e não será nada fácil conquistar seu amor. Ela tem o maior de todos os problemas: um exército de ex-namorados que não medem esforços para eliminar Scott da lista de interessados.


Scott Pilgrim (Michael Cera) tem 23 anos, integra uma banda de colégio, vive trocando de emprego e tem um namoro firme. Sua vida está maravilhosa, até conhecer Ramona V. Flowers (Mary Elizabeth Winestead). Ele logo se apaixona perdidamente por ela, só que não será fácil conquistar seu amor. Para tanto ele precisa enfrentar os sete ex-namorados dela, que estão dispostos a tudo para impedir sua felicidade com outra pessoa.

destaca mesmo o mundo dos games. Aqui, além dos temas musicais de jogos clássicos, a homenagem está no desenvolvimento da trama, que é feita como um jogo. Nenhum filme causa a sensação de "passar de fase" como este. E como um bom jogo, a vontade é recomeçar assim que você completa, ou melhor, zera.

Segue trailer de Scott Pilgrim Contra o Mundo:



Jóias Brutas



Policial e suspense dramático Jóias Brutas (Uncut Gems, 2019) de Josh e Benny Safdie se destaca pela atuação de Adam Sandler, vivendo um joalheiro endividado que compra uma joia bruta africana esperando fazer milhões. Vivendo no limite do extremamente arriscado o tempo todo, chama atenção como as coisas acontecem e não porque elas acontecem.

A trama se passa em Nova York, na primavera de 2012. Howard Ratner (Adam Sandler) é o dono de uma loja de joias que está repleta de dívidas. Sua grande chance em quitar a situação é através da venda de uma pedra não lapidada enviada diretamente da Etiópia, cheia de minerais preciosos. Inicialmente Howard a oferece ao astro da NBA Kevin Garnett (interpretando a si mesmo e com importante participação na trama), um de seus clientes assíduos, mas depois resolve que conseguirá faturar mais caso ela vá a leilão. Para tanto, precisa driblar seus cobradores e a própria confusão que cria a partir de suas constantes mudanças.

É uma experiência alucinante e de tirar o fôlego. Nos vemos imersos na bagunça que é a vida de Ratner, sabendo que tudo que plantamos colhemos. A narrativa é muito bem construída

Segue trailer de Jóias Brutas:



Café da Gratidão

 


Iniciamos o ano com um café da manhã da gratidão pelas bênçãos concedidas.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

A Vastidão da Noite


Suspense ficcional A Vastidão da Noite (The Vast of Night, 2019) de Andrew Patterson conta uma história em tempo real, sem pausas, distribuída em longos planos e diálogos. Magnífico pela simplicidade adotada ao contar uma história clichê e pela sensação de urgência que transmite.


O filme se passa no período da Guerra Fria, enquanto acontece a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, dois adolescentes de uma cidadezinha americana são obcecados pelo rádio. Quando eles descobrem uma estranha frequência de ondas aéreas, suas vidas e o mundo inteiro podem estar prestes a mudar drasticamente.

Os protagonistas Fay (Sierra McCormick) e Everett (Jake Horowitz) tentam desvendar um mistério que descobriram via rádio local. Enquanto boa parte da pacata cidade está acompanhando a um jogo de basquete na quadra da escola, a dupla está praticamente sozinha na investigação.

Segue trailer legendado de A Vastidão da Noite:



Privacidade Hackeada


Documentário Privacidade Hackeada (The Great Hack, 2019) de Jehane Noujaim e Karim Amer, aborda o escândalo de dados do Facebook pela empresa Cambridge Analytica que faturaram com os dados dos usuários e colocaram as democracias em vertigem.


Privacidade Hackeada expõe o perigoso mundo da exploração de dados através de histórias reais de diferentes lados do escândalo Cambridge Analytica/Facebook. A história é recontada através da história de um professor americano, que ao descobrir que, junto com 240 milhões de pessoas, suas informações pessoais foram hackeadas para criar perfis políticos e influenciar as eleições americanas de 2016, ele embarcou em uma jornada para levar o caso à corte britânica, já que a lei americana não protege suas informações digitais mas a lei britânica sim.

Ao aceitar os termos de uso durante o cadastro em uma rede social, o que se está aceitando é um termo que diz que a rede social não apenas pode coletar todos os seus dados — não apenas os pessoais (como nome, telefone, endereço, grau de escolaridade, local de trabalho, etc), mas também todas as informações suas que atravessam a plataforma.

Assim, a inteligência artifical da rede social vasculham suas curtidas, suas postagens públicas e até mesmo suas mensagens particulares para não apenas criar um perfil de quem você é, mas também prever as coisas que você poderá ter interesse no futuro baseado nessas informações.

A empresa ganhou holofotes em 2018 após ser pivô de um escândalo de manipulação a partir de dados colhidos no Facebook, manipulação essa que teria sido a responsável por ajudar a eleger Donald Trump como presidente dos Estados Unidos em 2016. A manipulação de dados na eleição dos Estados Unidos é apenas o pano de fundo, o motivo que serviu de inspiração para o início das investigações sobre o papel da Cambridge Analytica e que culminaram no documentário da Netflix.

Com base nesses dados, a Cambridge Analytica vendeu seu conhecimento para diversos partidos políticos ao redor do mundo e encabeçou uma enorme campanha de propaganda em que a verdade não era importante, e a única coisa que importava era criar realidades individuais para cada pessoa, onde o maior medo delas estava prestes a se concretizar, e havia sempre uma solução muito simples para evitar que isso acontecesse. É o nascimento das fake news voltadas para o público sem formação política.

a campanha do Brexit que votou pela saída do Reino Unido da União Europeia, a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, a eleição do candidato do partido BJP na Índia, além de processos democráticas na Austrália, no Quênia, no México, em Malta, e até no Brasil.

Segundo Brittany Kaiser, que gerenciou todas as campanhas políticas da Cambridge Analytica durante anos — incluindo a do Brexit e a de Trump —, a ferramenta que a empresa tinha em mãos não era apenas um facilitador de marketing em massa, mas uma verdadeira arma de manipulação de mentes, que pode ser usada para mudar os rumos de uma nação manipulando cada um de seus cidadãos a partir do medo, e continuar manipulando-os para que continuem acreditando no que quer que devem acreditar.

Assim, Privacidade Hackeada nos confronta com uma realidade que deveria assustar a todos, independentemente de suas posições políticas: a de que nossas democracias não estão prontas para esse novo mundo. E isso não é um exagero: nenhum processo eleitoral de nenhum país possui armas para combater esse tipo de manipulação e evitar que ela possa interferir na escolha de seus representantes eleitos.

Veja trailer de Privacidade Hackeada:



Compartilhar