quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O Menino Que Queira Ser Rei


Aventura O Menino Que Queria Ser Rei [The Kid Who Would Be King, Estados Unidos, 2017], de Joe Cornish, atualiza numa versão moderna e imaginativa da lenda clássica do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, com um discurso social inteligente e regado de diversão para toda a família.

Alex (Louis Serkis) é um garoto que enfrenta problemas no colégio, por sempre defender o amigo Bedders (Dean Chaumoo) dos valentões Lance (Tom Taylor) e Kaye (Rhianna Dorris). Um dia, ao fugir da dupla, ele se esconde em um canteiro de obras abandonado. Lá encontra uma espada encravada em uma pedra, da qual retira com grande facilidade. O que Alex não sabia era que a espada era a lendária Excalibur e que, como seu novo portador, precisa agora enfrentar a meia-irmã do rei Arthur, Morgana (Rebecca Ferguson), que está prestes a retomar seu poder. Para tanto, ele conta com a ajuda do mago Merlin (Angus Imrie), transformado em uma versão bem mais jovem.

A magia old school encontra o mundo moderno nesta aventura épica de um garoto, Alex, que se acha um Zé Ninguém, até que ele se depara com a mítica espada Excalibur. Agora, ele deve unir seus amigos e inimigos em um bando de cavaleiros e, junto com o lendário mago Merlin, enfrentar a perversa e encantadora Morgana. Com o futuro em jogo, Alex deve se tornar o grande líder que ele nunca sonhou que poderia ser. Imperdível.

Segue trailer dublado de O Menino Que Queria Ser Rei:

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Copa do Nordeste 2019 - Fortaleza 0 x 0 CSA-AL


Na noite deste 28 de janeiro de 2019, fui com o Adriel para a partida entre Fortaleza e CSA-AL, válida pela Copa do Nordeste 2019. Em noite pouco inspirada, Fortaleza e CSA persistiram mas não conseguiram balançar a rede na Arena Castelão.

A equipe de Rogério Ceni até teve mais posse de bola, mas não conseguiu balanças as redes. Com quatro pontos ganhos, o Tricolor é líder de sua chave. Já o CSA acumula dois empates em duas rodadas e está na parte intermediária do Grupo B. Essa partida estava anteriormente marcada para o último domingo (27), porém o CSA perdeu uma conexão aérea em Brasília e o duelo teve que ser remarcado para essa segunda-feira (28).

Jogando em casa, o Fortaleza começou a partida com mais posse de bola, ditando o ritimo do duelo nos primeiros minutos. Enquanto o time mandante pressionava no campo de ataque, o CSA se segurava na defesa e tentava responder em jogadas rápidas pelas laterais. Mesmo assim, a primeira jogada de perigo real só foi acontecer aos 28 minutos.

Em uma jogada de contra-ataque do CSA, Patrick Fabiano recebeu um bonito passe na entrada da área, deixou um zagueiro para trás e chutou rasteiro. Mas a bola passou à direita do gol defendido por Boeck. A resposta do Fortaleza veio logo na sequência, quando Edinho arriscou de longe e obrigou João Carlos a fazer uma difícil defesa. De qualquer forma, a partida foi para o intervalo empatada sem gols.

Após o intervalo, ambas as equipes voltaram com o segundo tempo focados em tirar o zero do placar. O CSA ganhou mais posse de bola e equilibrou o duelo, enquanto isso, ambos os times seguirem em cima, buscando espaço para chegar com perigo ao gol adversário. Mesmo assim, ambos os goleiros seguiam fazendo boas defesas e o duelo seguia empatado.

Aos 35 minutos, o Fortaleza criou a melhor chance do segundo tempo. Pedro Júnior avançou pela esquerda e cruzou na área. Mesmo focado em afastar o perigo, o zagueiro Gerson acabou cabeceando contra a sua própria meta e quase fez contra. Nos minutos finais, as duas equipes foram para o tudo ou nada, mas sem sucesso. Até por isso, o duelo terminou empatado sem gols.

Segue vídeo com melhores momentos da partida:

Início do Ano Letivo 2019


Começo de ano letivo, retomando rotina de escola das crianças, dessa vez com o incremento do Luca Izahel iniciando seus estudos.


Que alegria é poder conceder aos filhos uma educação de qualidade.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Fim do Semestre 2018.2 no Galpão Verde


Neste 27 de dezembro, encerramos as atividades do Galpão Verde, no semestre 2018.2 do Geração Futuro, com um café da tarde farto e uma confraternização entre os voluntários.

Fim de férias


As férias acabaram, então aproveitei a oportunidade para apresentar aos meus filhos uma brincadeira que adorava quando criança: jogo de botão.

Quando eu era criança, brincava muitas vezes sozinho. Ao menos meus filhos tem a companhia um do outro.

sábado, 26 de janeiro de 2019

AGO 2019 da Fecori


Na tarde desse 26 de janeiro, estive na Assembleia Geral Ordinária da Fecori, acompanhado da Dhébora, presidente do CODL e das demais autoridades da orientação cearense.

Logo ao início da sessão, o presidente apresentou no formato de vídeo, uma retrospectiva de 2018, apresentando os principais eventos e realizações. Em seguida projetou e destacou algumas ações para 2019. Citou que a "árdua é a missão de administrar a Orientação no Ceará. Muito mais difícil, porém, foi a de nossos antecessores de implantá-la e desenvolvê-la até os dias atuais” e agradeceu a seus antecessores.

Em seguida, foi feito uma leitura do parecer do Conselho Fiscal da Fecori, que foi aprovado pelos presentes.

Comentou-se a diminuição da arrecadação voluntária, que foi suprida temporariamente com o curso técnico que teve grande adesão.

Presidente da Fecori citou também o que considera elevado custo fixo com despesas do contador: R$ 500 reais/mês. Lembrou que o pagamento dos colabores voluntários vai até maio/2019. 

Houve a aprovação calendário de competições 2019, com alteração da primeira etapa do CCO 2019 para o dia 24/03

Foi lembrado que Troféu Fortaleza (dia 14/04), e corrida da fogueira em junho, não possuem taxa CBO na inscrição. 

Foi anunciada a escalação dos árbitros para as competições 2019, com a ressalva do devido preenchimento do requerimento de solicitação de árbitro a ser enviado a Fecori.

Foram revistas algumas alterações no Regulamento, tais como: exclusão de confetes, punição para quem deixar de informar ao controlador a alteração de Sicard, entidade organizadora deve informar a Fecori em até 15 dias, lista de participantes da etapa.

Foi debatida a proposta de eliminar o descarte para quem trabalhar em três etapas. Ficou de se pensar ao longo do ano para próximo regulamento. Foi ventilada também a proposta de peso diferente as categorias, para incentivar a mudança de categoria. Não aprovado. Permanece como está.  Inclusive com pontuação dos novatos.

Quanto ao Regimento de taxas 2019, houve apenas o aumento referente a taxa da CBO. Não haverá valor anual. HN1 e DN1 terão valores especiais de inscrição social

Partiu-se então para os assuntos diversos: Novos clubes Fecori... (Brigada de Incêndio e Caçadores de prisma - 23° BC); Criação do TJD do Ceará. STJD determinou criação até 28/06.

Tribunal pleno com 9 membros, sendo 2 indicados pela oab. um representante dos árbitros (Jouderian). 2 dos clubes, 2 da Fecori e 2 atletas, além de uma comissão disciplinar com 5 membros. Procurador geral e secretaria.

Foi lembrado que haverá um Treino dia 24/02 na EAM, para que todos pudessem divulgar!!!

O ambiente de amizade, respeito, compreensão e confiança marcou novamente a Assembleia deste ano, onde foram tratados os assuntos do mais alto nível da Orientação no Ceará. Enfim, foi uma tarde produtiva e agradável, na qual os nossos dirigentes puderam discutir e decidir sobre os rumos da Orientação do Ceará. Bússola pra frente!

Óculos novo do Sahel!


Nesse 26 de janeiro, fui com o Sahel comprar seus óculos novos na óptica Caitano, com o vendedor Marcos, nosso amigo já de alguns anos.


Escolhemos uma armação do Relâmpago McQueen, vermelha! Ficou linda no filhão!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

De férias com as crianças


Neste final de janeiro, passei uma semana de férias com as crianças, enquanto a esposa iniciava suas atividades profissionais.

Tive que cozinhar, colocar os meninos pra estudar e é claro a minha especialidade: passear!


Foram bons momentos vividos, num ano que promete ser inesquecível.

A Favorita


Drama de época A Favorita [The Favourite, Estados Unidos, Reino Unido, 2018], de Yorgos Lanthimos, deve ser o ganhador do Oscar 2019, pois concorre em dez categorias: melhor filme, direção, roteiro original, atriz (Olivia Colman), atriz coadjuvante (Emma Stone e Rachel Weisz), direção de arte, figurino, fotografia e montagem. No entanto, trata-se de um filme chato, sobre duas mulheres que fazem de tudo para ter o afeto da rainha. Com uma trilha sonora insuportável, fica claro como não me dou bem com os filmes deste diretor grego.

A trama se passa no início do século XVIII, quando a Inglaterra está em guerra com os franceses. No entanto, corridas de pato e degustação de abacaxi estão prosperando. Vemos então uma frágil rainha Anne (Olivia Colman) que ocupa o trono e sua amiga Lady Sarah (Rachel Weisz) que governa o país em seu lugar enquanto cuida da saúde precária de Anne e seu humor impiedoso. 

Quando uma nova serva chega, Abigail (Emma Stone) com seu charme e perspicácia que a levam a Sarah. Sarah tenta se livrar de Abigail, mas a serva vê uma chance de retornar às suas raízes aristocráticas. Como a política de guerra passa a ocupar muito tempo de Sarah, Abigail entra na brecha para preencher o espaço como companheira da rainha. Sua crescente amizade dá a ela uma chance de cumprir suas ambições e ela não deixa mulher, homem, política ou coelho ficar em seu caminho.

Com roteiro escrito por Deborah Davis e Tony McNamara, vemos uma visão muito decadente e extremamente extravagante de uma corte tomada por excessos e abusos, reunida em um Castelo gigante, onde nobres se divertem em bailes, tiro ao alvo e humilhação dos criados, paralelamente, tentam a todo custo ganhar o afeto da rainha.

Dá pra traçar um paralelo com a atual política brasileira, onde vemos um debilitado e despreparado presidente, rodeado de capachos ambiciosos e com a ganância do poder, fazendo esquisitices e falando baboseiras abertamente na mídia. Talvez por isso tenha achado o filme repugnante.

Acompanhe o trailer de A Favorita:

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Green Book - O Guia


Road movie dramático baseado em fatos reais, Green Book - O Guia [Green Book, Estados Unidos, 2018], de Peter Farrelly apresenta uma marcante e emocionante história real sobre racismo, mostrando o desenvolvimento de uma amizade entre um negro e um branco, nos Estados Unidos da década de 60.

O longa segue a história de Tony Lip (Viggo Mortensen), um segurança de boate de Nova York durão de família italiana. Ele é contratado pelo pianista negro, Don Shirley (Mahershala Ali), para ser seu motorista e segurança durante uma turnê pelo sul dos Estados Unidos. Lip então se vê obrigado a ficar frente a frente com o racismo que permeia a região e acaba formando uma inusitada amizade com seu chefe.

O roteiro do filme é baseado principalmente nas histórias que Tony contou ao filho, Nick, e que o rapaz gravou antes do pai morrer em janeiro de 2013. Então apresenta apenas um lado da história, mas não deixa de ser interessante. Chama a atenção a direção de Farrelly, que dá um tom de comédia ao filme, que o torna muito agradável de ser assistido, pois nos faz rir mesmo diante de situações horríveis. As atuações de Mahershala Ali e Viggo Mortensen estão fenomenais, sendo eles merecedores de suas indicações a prêmios.

Tony "Lip" Vallelonga, nascido Frank Anthony Vallelonga, ganhou seu apelido na infância por conta de sua reputação de falar muito. Durante a década de 1960, em que o filme se passa, ele trabalhava como segurança na boate Copacabana, e mais para frente viria a se tornar maítre da casa.

Foi sua posição no Copacabana que o deu a oportunidade de conhecer Francis Ford Coppola e o diretor de elenco de O Poderoso Chefão, Louis DiGiaimo, o que lhe rendeu um pequeno papel no clássico filme de máfia e deu início a sua carreira de ator. A partir daí ele atuou em filmes como Touro Indomável, Os Bons Companheiros, Donnie Brasco e o papel por qual ficou mais conhecido: Carmine Lupertazzi na série da HBO, Família Soprano.

Donald Waldridge Shirley nasceu em Pensacola, na Flórida, filho de dois imigrantes jamaicanos. Ele começou a tocar piano na igreja em que seu pai era reverendo com apenas 3 anos de idade. Lá, o convidaram para ir a Rússia estudar música clássica, mas seu pai não permitiu que ele fosse tão longe sem sua família, então ele continuou a tocar na igreja. Aos 18 anos de idade ele começou sua carreira profissional, tocando Tchaikovsky com a orquesta sinfônica Boston Pops.

Inicialmente, Shirley queria ser pianista clássico, mas sua gravadora, Cadence Records, achava que a ideia de um homem negro americano fazendo música clássica não venderia. Eles também achavam que ele precisava de um passado exótico para atrair o público, fazendo surgir a história de que Shirley teria nascido na Jamaica e estudado música na Europa. Sua educação formal foi nas universidades negras dos EUA. Dr. Shirley (como era chamado) compôs músicas como "Water Boy", com o Don Shirley Trio e "This Little Light of Mine", que faz parte de seu último álbum, "Home", e faz referência a uma música gospel popular.

Veja o trailer de Green Book - O Guia:

Creed II



Drama de ação Creed II [Estados Unidos, 2018], de Steven Caple Jr, emociona com uma história clichê sobre luta, mas que na verdade fala sobre pais e filhos, maturidade, a importância de família e legado.

A vida de Adonis Creed (Michael B. Jordan) está tumultuada. Dividido entre as obrigações da vida pessoal e o treino para sua próxima grande luta, ele encara o maior desafio de sua vida. Enfrentar um adversário com laços no passado de sua família somente intensifica a próxima batalha no ringue. Rocky Balboa (Sylvester Stallone) está a seu lado para o que der e vier e, juntos, Rocky e Adonis vão confrontar o legado que os dois compartilham, questionar pelo que vale a pena lutar e descobrir que nada é mais importante do que a família.

Até que um empresário tem a ideia da “luta do século” entre Adonis e o russo Viktor Drago (papel de Florian ‘Big Nasty’ Munteanu). O rapaz é, simplesmente, filho de Ivan Drago (Dolph Lundgren), responsável pela morte do pai de Adonis (Carl Weathers) no ringue de Rocky IV (1985).

O roteiro de Juel Taylor e Stallone em Creed II é basicamente sobre voltar ao fundamental para redescobrir o que fez de você um campeão e lembrar-se que, não importa onde for, não é possível fugir do passado. O longa tem um bom ritmo, excelentes cenas de lutas e diálogos impactantes. Assim, o longa mantém o espírito da franquia ao mesmo tempo que traz um novo olhar para o que faz te faz um vencedor. A dublagem nacional está boa.

Veja trailer de Creed II:

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Vidro


Suspense de ação de super heróis Vidro [Glass, Estados Unidos, 2017], de M. Night Shyamalan, terceira e última parte do que foi referido como a trilogia Eastrail 177, que inclui Corpo Fechado [Unbreakable, 2000] e Fragmentado [Split, 2016], derrapa num roteiro frágil e fácil de ser quebrado.


Após a conclusão de Fragmentado (2017), Kevin Crumb (James McAvoy), o homem com 24 personalidades diferentes, passa a ser perseguido por David Dunn (Bruce Willis), o herói de Corpo Fechado (2000). O jogo de gato e rato entre o homem inquebrável e a Fera é influenciado pela presença de Elijah Price (Samuel L. Jackson), que manipula seus encontros e guarda segredos sobre os dois.

O roteiro de Shyamalan é o grande calcanhar de aquiles do filme, uma vez que ele cria uma grande expectativa sobre o desenrolar da história, com os bons diálogos escritos, mas entrega uma conclusão banal e sem impacto que a trilogia mereceria, ao questionar se as pessoas comuns podem ser super-heróis.

Acompanhe o trailer Vidro:

O Peso do Passado


Drama policial O Peso do Passado [Destroyer, Estados Unidos, 2018], de Karyn Kusama que rendeu Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático é fraco e desinteressante ao mostrar a que ponto o ser humano pode chegar em seus sucessivos erros.


Erin Bell (Nicole Kidman) é uma detetive da polícia norte-americana que aceita participar de um plano arriscado, infiltrando-se entre bandidos para obter informações. A estratégia dá errado, gerando uma tragédia que marca a sua vida para sempre. Anos mais tarde, ela reencontra pistas da gangue de antigamente, e volta a perseguir os responsáveis por seu drama pessoal.

O filme mostra que uma decisão errada, pode acarretar uma série de acontecimentos, que podem deixar marcas pelo resto da vida. Se destaca a maquiagem densa usada na Nicole, mas o filme segue uma cronologia confusa no roteiro de Phil Hay e Matt Manfredi, que mistura de forma medíocre os clichês do gênero.

Veja o trailer de O Peso do Passado:

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Revendo WiFi Ralph - Quebrando a Internet


Revi com as crianças a animação WiFi Ralph - Quebrando a Internet [Ralph Breaks The Internet - Wreck It Ralph 2, Estados Unidos, 2016], de Rich Moore, Phil Johnston que nos mostra uma nova aventura de Ralph, o vilão dos videogames e sua companheira desajustada Vanellope von Schweetz navegando pela vasta e dinâmica Internet em busca de uma peça sobressalente para salvar o videogame de Vanellope, Corrida Doce.


No filme, uma criança está jogando o Sugar Rush, o jogo de Vanellope, mas acidentalmente ela quebra o volante do console. Mas como o fabricante do game saiu do mercado há anos, Litwak acredita que essa seja a hora de deixar o jogo desativado. Mas as crianças no fliperama não querem que isso aconteça, até que eles encontram a peça no eBay, mas ela é muito cara. Dessa forma, Litwak decide desconectar o game e vender o jogo por partes. Ralph então vê o quão triste está Vanellope e eles decidem se infiltrar no roteador de wifi, e entram na internet. O objetivo deles é encontrar o eBay, pegar o volante, mandar para o mundo real e fazer com que tudo volte a ser como era antes.

O 57º filme da Disney é divertido e dinâmico, e usa um roteiro que propõe uma jornada para Ralph e Venelope que colocam em xeque sua jornada. Continua exatamente de onde o primeiro terminou, quando o fliperama está fechado, Ralpha e Vanellope passam um tempo juntos, curtindo a vida e tudo em suas vidas está a mil maravilhas. Até que o fliperama ganha uma novidade, quando o Senhor Litwak traz a Wifi. O funcionamento da internet é como o de uma grande cidade com vários bairros. Os usuários da Internet, são os avatares das pessoas que usam os serviços da world web.

As sequencias que envolvem o site de tendências BuzzzTube, são hilárias, mas nada como o acesso ao blog Oh My Disney e a cena com a participação das princesas da Disney.

Segue trailer de WiFi Ralph - Quebrando a Internet:

sábado, 19 de janeiro de 2019

Louvor em Harmonia 2019


Na noite deste 19 de janeiro, fui com a família para a Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém, prestigiar um evento gratuito de música sacra, na 9ª edição do concerto conta com apresentações inéditas e mais de 100 vozes de oito cidades brasileiras regidas por Zacarias Fernandes, maestro do Coral do Teatro Amazonas desde 1991 e regente preparador do Festival Amazonas de Ópera desde a sua primeira edição, em 1997.

O projeto musical que tem como objetivo treinar e aperfeiçoar aptidões nas áreas de orquestra, coral, regência e composição para músicos cristãos do meio evangélico, bem como resgatar a música erudita. Para Jaime Júnior, diretor do projeto, Fortaleza se consolida e ganha destaque como cidade brasileira que promove este estilo musical.

Segue algumas músicas que fizeram parte do conserto:











quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Revendo Homem-Aranha no Aranhaverso


Revi com os meninos a melhor animação de 2018, Homem-Aranha no Aranhaverso [Spider-Man into the Spider-Verse, Estados Unidos, 2018], de Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman, que certamente será a grande vencedora do Oscar 2019, pois possui um estilo de animação que traz aos cinemas o estilo visual dos quadrinhos. Destacarei nesse post as imperfeições do filme e sua fabulosa trilha sonora dos rappers Post Malone e Swae Lee.


As imperfeições vistas no filme, se manifestam de várias formas ao longo da projeção. Às vezes, quando o personagem se move em alta velocidade, a animação fica com uma taxa de quadros mais baixa. Isso acontece para dar a impressão de que estamos vendo uma animação 2D com 12 quadros por segundo. Outras cenas têm cores pintadas fora da silhueta dos personagens — uma homenagem aos quadrinhos antigos, que eram impressos de forma barata, fazendo com que as cores saíssem desalinhadas em relação ao desenho.

Misturando animação tradicional, CGI e quadrinhos, Homem-Aranha no Aranhaverso criou um estilo híbrido que com certeza trará mudanças importantes na maneira que pensamos animações de grande orçamento. Alguns artistas que participaram do longa têm compartilhado algumas artes conceituais, originais e um conteúdo incrível para quem se interessou sobre os bastidores da produção. Espera-se que esse estilo gráfico inspire várias outras obras.

Veja clipe da canção Sunflower de Post Malone, Swae Lee:

Como Treinar o Seu Dragão 3


Animação Como Treinar o Seu Dragão 3 [How to Train Your Dragon 3, Estados Unidos, 2016], de Dean DeBlois, dá fim a saga de Soluço e Banguela, numa cativante história de amadurecimento, sobre quando deixamos nossos grandes amigos, para constituirmos nossa própria família. Terceiro e último filme da trilogia que iniciou com Como Treinar o seu Dragão (2010) e Como Treinar o seu Dragão 2 (2014).


O que começou como uma improvável amizade entre um viking adolescente e um terrível dragão do Night Fury tornou-se uma trilogia épica que abrange as suas vidas. Neste próximo capítulo, Soluço e Desdentados finalmente descobrirão seus verdadeiros destinos: o chefe da aldeia como governante de Berk ao lado de Astrid e o dragão como líder de sua própria espécie. À medida que os dois ascendem, a ameaça mais sombria que enfrentaram - bem como a aparência de uma Fúria da Noite - testará os laços de seu relacionamento como nunca antes.


Soluço busca realizar seu grande sonho de encontrar um lar pacífico onde os dragões possam viver em segurança. Lá, Banguela descobre uma companheira, assim como ele, mas um tanto selvagem. Mas é quando o perigo começa a rondar o lar, que a dupla Banguela e Soluço é testada e precisa tomar decisões difíceis para salvar suas espécies.

Segue o trailer de Como Treinar o Seu Dragão 3:

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

A Nossa Espera


Drama familiar A Nossa Espera [Nos Batailles, Bélgica, França, 2018] de Guillaume Senez, relata um pouco das batalhas que enfrentamos enquanto vivemos nessa vida que segue. Acompanhamos a saga de um pai que tem que cuidar de seus dois filhos após a mãe abandonar a família.

Olivier (Romain Duris) é o politizado funcionário de uma fábrica, que costuma bater de frente com seus superiores para defender os colegas de trabalho. Um dia, ele é surpreendido com o súbito desaparecimento de sua esposa, Laura (Lucie Debay). Sem saber o que aconteceu nem para onde ela foi, Olivier precisa conciliar o trabalho com a criação de seus dois filhos, Elliot e Rose, de 9 e 6 anos respectivamente.

Após o sumiço sem explicações de sua esposa, Olivier lidando sozinho com seus filhos pequenos e as demandas do trabalho, ele descobre que a vida pode ir muito mais além do que ele imaginava, com novos amores, novas perspectivas. O que antes ficava mais a cargo da esposa, ele acaba tendo que assumir. É isso o que chama a atenção no filme, é que geralmente o que ocorre é o pai abandonando a mulher e as crianças, o filme nos pega de surpresa ao fazer o inverso. 

Gostei bastante da participação da irmã de Olivier, Betty (Laetitia Dosch), onde pude reconhecer a mesma atriz de Jovem Mulher (Jeune Femme, França, 2017) de Léonor Serraille. A Nossa Espera foi lançado mundialmente no Festival de Cannes.

Veja trailer de A Nossa Espera:

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A Esposa


Drama de relações A Esposa [The Wife, Reino Unido, Suécia, Estados Unidos, 2017], de Björn Runge baseada na obra de Meg Wolitzer, é uma estupenda história feminista sobre abuso passivo em tempos de empoderamento da mulher, ancorada num relacionamento conjugal e familiar, abordando assuntos sobre o fazer literário, assim como o recente Colette (Estados Unidos, Reino Unido, 2018) de Wash Westmoreland.

Na trama, enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan (Glen Close) questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático e erudito escritor Joe (Jonathan Pryce) e sua carreira literária. 

Assediada por um jornalista (Christian Slater) ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos há muito enterrados finalmente virão à tona. O longa nos permite meditar sobre o papel da mulher em nossa sociedade, o preconceito enfrentado ao longo dos anos, as humilhações que a sociedade machista impõem, dentre outros aspectos.

O roteiro de Jane Anderson é caprichado e detalhista, apoiado por uma montagem correta que inclui flashbacks do início do relacionamento e da juventude dos personagens apresentados. Assim, vamos conhecendo aos poucos este homem e esta mulher, e chegando a conclusão da trama, onde Joan insiste em esconder.

Joan, que sempre viveu na sombra do marido, sendo extremamente compreensiva e incentivadora, recebe no discurso de agradecimento do conjuge, todas as homenagens possíveis, no entanto, a panela de pressão explode justamente nesse momento, levando a uma reação que termina de forma trágica e a faz continuar a encenação que sempre viveu.

O elenco está muito bom, mas Glenn Close rouba a cena com olhares sutis e nuances de auto controle de sua personagem, numa performance interiorizada, que exala talento em seu olhar e seus semblantes, algo que certamente lhe renderão o oscar de melhor atriz, vide a vasta lista de indicações e premiações que ela tem recebido merecidamente. Detalhe é que Annie Starke, que interpreta Joan quando jovem, é a filha de Glenn Close.

Veja o trailer de A Esposa:

Seviços na Garantia Samsung


Neste último fim de semana, meu celular novo, que ganhei de presente no Natal, apresentou um problema e não carregava.

Passei na autorizada da Samsung para averiguar o procedimento de acesso aos serviços em garantia, e para minha surpresa, apenas com o aparelho e carregador, eu já podia solicitar a verificação. Me informaram que de 3 a 5 dias entrariam em contato para dar um posição, quando para minha surpresa, no dia seguinte, sou contactado informado que meu aparelho já estava pronto para ser retirado.

Foi trocado a placa principal e o cabo de carregamento e fiquei plenamente satisfeito e surpreso quão atendimento tão ágil e eficiente, motivo pelo qual registro neste post que a Samsung fidelizou um cliente.

sábado, 12 de janeiro de 2019

Mariana imitando a Xuxa na Pracinha do Rio Mar


Neste 12 de janeiro de 2019, fomos a Pracinha do Rio Mar Fortaleza acompanhar a programação especial para crianças.

Além de recreação para os pequenos, teve Show de talentos e apresentação da Banda Blitz Kids.

Segue vídeo da Mariana imitando a Xuxa na Pracinha do Rio Mar:

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Infiltrado na Klan


Comédia policial sobre o ódio, Infiltrado na Klan [Blackkklansman, Estados Unidos, 2018] de Spike Lee, mostra a louca história real de como Ron Stallworth, o primeiro policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Filme escancara a questão do relativismo diante do preconceito racial, sendo uma mensagem extremamente atual, onde líderes mundiais como Trump e Bolsonaram proclamam asneiras preconceituosas o tempo todo.


A trama se passa no início dos anos 1970, uma época de grandes convulsões sociais à medida que a luta pelos direitos civis continua. Ron Stallworth (John David Washington) torna-se o primeiro detetive afro-americano no Departamento de Polícia de Colorado Springs, mas sua chegada é recebida com ceticismo e hostilidade aberta por parte do departamento. Destemido, Stallworth resolve fazer um nome para si mesmo e uma diferença em sua comunidade. Ele bravamente parte em uma missão perigosa: infiltrar-ne e expor a Ku Klux Klan. 

Posicionando-se como um extremista racista, Stallworth entra em contato com o grupo e logo se vê convidado para seu círculo íntimo. Ele até cultiva um relacionamento com o Grande Mago da Klan, David Duke (Topher Grace), que elogia o compromisso de Ron com o avanço da América Branca. Com a investigação secreta se tornando cada vez mais complexa, o colega de Stallworth, Flip Zimmerman (Adam Driver), posa como Ron em encontros cara-a-cara com membros do grupo de ódio, ganhando conhecimento de um plano mortal. Juntos, Stallworth e Zimmerman se unem para derrotar a organização cujo objetivo real é desinfetar sua retórica violenta para atrair o público. 

O longa que tem um excelente roteiro, foi produzido pela equipe por trás de Corra! [Get Out, 2017] o vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2018. Merece ser visto por oferecer um exame inabalável e verdadeiro das relações raciais na América dos anos 70, que é tão relevante no mundo tumultuado de hoje. Mais um grande filme com temática envolvendo os negros. Vencedor do Prêmio da Menção Especial do Júri Ecumênico em Cannes 2018, e ganhador do Prêmio do público no Festival de Locarno. Já colecionada inúmeras indicações na temporada de premiações.

Confira o trailer de Infiltrado na Klan:

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Homem-Aranha no Aranhaverso


Animação baseada em quadrinhos, Homem-Aranha no Aranhaverso [Spider-Man into the Spider-Verse, Estados Unidos, 2018], de Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman diverte de maneira sobrenatural e empolgante, abordado inúmeros Homens aranhas de várias dimensões, focando em Miles Morales e mostrando que o aracnídeo amigo da vizinhança ainda tem muito a 
oferecer a novas gerações.


Na trama, Miles Morales é um jovem negro do Brooklyn que se tornou o Homem-Aranha inspirado no legado de Peter Parker, já falecido. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói aracnídeo sob um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha.

A dublagem está magnífica, o ritmo do filme é correto para a época, a trilha sonora é acertada, no entanto a parte técnica, onde foi pensado uma forma de homenagear os quadrinhos antigos por meio da animação foi imitar as imperfeições da impressão em offset, acaba roubando a cena, dando um efeito muito mais interessante que o já convencional 3D. O estilo de cada personagem, misturando as características está algo fora do comum, com os estilos bem equilibrados.

Apesar de inúmeras brincadeiras tanto visuais, quanto de roteiro, o filme ainda entrega emocionantes lições para os adolescentes, que recebem diariamente um volume de inutilidades, sendo extremamente relevante no papel educativo que um filme deve possuir. O filme é inclusivo a tal ponto de que qualquer um pode ser um super herói, ao fazer o que é certo no dia-a-dia.

Este é o último trabalho de Stan Lee como ator de voz antes de sua morte, em 12 de novembro de 2018. A dedicatória e a cena pós crédito em sua homenagem emociona. Agrada a fãs e agrega um novo público, tanto de crianças quanto de adultos. Sem dúvidas uma das melhores adaptações que o cinema já fez das HQs, numa época de extrema saturação do gênero, chegando em alguns momentos a nos colocar literalmente numa leitura de revista em quadrinhos, numa estética fabulosa.

Segue trailer de Homem-Aranha no Aranhaverso:

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Culpa


Drama policial Culpa (The Guilty, Dinamarca, 2018) de Gustav Möller se apresenta curioso e inteligente, com uma trama modesta mostrando uma noite tensa de um atendente do "190" dinamarquês. Apesar de algumas cenas provocar risos, o que mais chama a atenção é o suspense que o filme causa, devido seu literal estado de emergência.



Conforme o dicionário, culpa se refere à responsabilidade dada à pessoa por um ato que provocou prejuízo material, moral ou espiritual a si mesma ou a outrem. Não há termo mais pertinente para definir o sentimento que é abordado nesse interessante filme dinamarquês.

Na trama, o policial Asger Holm (Jakob Cedergren), que está acostumado a trabalhar nas ruas de Copenhaguem, é confinado à mesa de emergências, atendendo telefonemas, devido a um conflito ético no trabalho. Encarregado de receber ligações e transmitir às delegacias responsáveis, ele é surpreendido pela chamada de uma mulher desesperada, Iben (voz de Jessica Dinnage) tentando comunicar o seu sequestro sem chamar a atenção do sequestrador Michael (voz de Johan Olsen), que tem antecedentes criminais e luta pela guarda das crianças. Infelizmente, ela precisa desligar antes de ser descoberta, de modo que Asger dispõe de poucas informações para encontrá-la. Começa a corrida contra o relógio para descobrir onde ela está, para mobilizar os policiais mais próximos e salvar a vítima antes que uma tragédia aconteça.

A jovem Iben é sequestrada pelo ex-marido Michael,  Ameaçando-a com uma arma, ele a coloca dentro de um carro e começa a dirigir pela autoestrada, sem um destino preciso. Os filhos pequenos ficam em casa sozinhos. O filme nos deixa enclausurado com a câmera junto ao atendente, que sem ter muito o que fazer, acaba metendo os pés pelas mãos e sendo inconsequente em seus atos. Mostra também que o profissional que atende a chamados de emergência, carece de treinamento para exercer sua função.

A atuação de Jakob Cedergren acaba se destacando, pois ele tem o filme inteiro para si. A mixagem de som também se destaca, pois muito da ação da trama, ouvimos apenas em áudio telefônico. Assim, há muito espaço para a imaginação, tanto do público, quanto do personagem principal, que demonstra ter uma cabeça frágil para lidar com uma arma, seja ela de fogo, ou um mero telefone.

Veja o trailer de Culpa:

UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza é o cinema mais frequentado pelo público na cidade


Segundo dados da ComScore, o UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza foi o cinema campeão de público e renda da capital em 2018. Foram 974 mil ingressos vendidos entre 4 de janeiro de 2018 a 2 de janeiro de 2019, incluindo a sala especial UCI IMAX. A renda do ano do complexo foi de mais de R$ 16 milhões.

Também é da rede UCI o cinema que ficou em terceiro lugar no ranking do Ceará: o UCI Parangaba levou mais de 470 mil pessoas às suas salas e soma R$7 milhões de renda. Juntos, os dois complexos registraram um público de mais de 1,5 milhão em Fortaleza, com renda total de R$ 23 milhões.

SOBRE A UCI

A UCI Cinemas (United Cinemas International Ltda.) está há mais 21 anos no Brasil e atua em 13 cidades do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Curitiba, São Luís, Campo Grande, Manaus, Ribeirão Preto, Salvador, Juiz de Fora, Belém e Canoas.

São 201 salas de cinema que aliam qualidade, conforto e tecnologia, proporcionando ao público as melhores e mais completas experiências cinematográficas. Entre elas as especiais IMAX, XPLUS, DE LUX e 4DX, além de poltronas SUPERSEATS e SuperD. A rede é responsável pelo maior complexo de cinemas brasileiro, que também registra o maior público no Brasil desde a sua inauguração, em 1999: o New York City Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com 18 salas, incluindo IMAX, XPLUS, duas DE LUX, e uma 4DX.

Desde 2005, a UCI faz parte da National Amusements Inc, (NAI). Tradicional rede americana de cinema, a NAI está há 74 anos no mercado, com uma operação de mais de 938 salas através das marcas UCI Cinemas, Showcase Cinema de Lux, Showcase Cinemas e Multiplex Cinemas, em complexos nos Estados Unidos, Reino Unido e América Latina.

Hoje, a NAI é controladora da Viacom e da CBS. A Viacom é uma empresa líder mundial em conteúdo de entretenimento, com marcas conhecidas e respeitadas, que incluem MTV Networks (MTV: Music Television, VH1, CMT: Country Music Television, Nickelodeon, Nick at Nite, Spike TV, TV Land) e produção de filmes (Paramount Pictures, DreamWorks e Famous Music), canais de TV a cabo (The CBS Television Network, CBS Television Stations, CSTV Networks, the CW, Showtime), rádio (CBS Radio, CBS Outdoor), produção de conteúdo (CBS Television Distribution, CBS Paramount Network Television, the CBS Interactive Audience Network) e editorial (Simon & Schuster).

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Dragon Ball Super Broly - O Filme


Animação japonesa Dragon Ball Super Broly - O Filme [Dragon Ball Super - Broly, Japão, 2018], de Tatsuya Nagamine, é o vigésimo filme da série do mangá Dragon Ball, franquia criada por Akira Toriyama e o primeiro filme baseado na série Dragon Ball Super. Deve agradar aos fãs, eu que nunca curti as aventuras de Goku, tive que suportar 90 minutos quase inacabáveis de lutas coloridas, numa história sem sentido. Felizmente meus filhos não gostaram do filme também...

Apesar da Terra estar em um período de calmaria, Goku se recusa a parar de treinar constantemente - ele quer estar pronto para quando uma nova ameaça surgir. O que ele não imaginava era que seu novo inimigo seria Broly, um poderoso super saiyajin sedento por vingança, que deseja destruir todos que encontrar pela frente.

Ao ficar sabendo de uma profecia que, caso concretizada, afetará o futuro de seu promissor filho e herdeiro do trono, um rei decide solucionar o problema antes mesmo de seu surgimento. Para isso, ele envia o menino que rivaliza com o príncipe para uma terra muito distante de sua nação, que atualmente é dominada por um exército mais poderoso e subjugada por um insano tirano estrangeiro.

Segue trailer de Dragon Ball Super Broly - O Filme:


sábado, 5 de janeiro de 2019

Niver da Laura


Na noite desse 5 de janeiro, fui com a família para o aniversário da Laura, filha da Niedja e do Esaú.


A decoração era com o tema Frozen! Estava lindíssima.


Fomos servidos com pizzas do espaço Dom Leo, além de quitutes, frios e deliciosos mimos de chocolate, suspiros, etc.

Compartilhar