segunda-feira, 30 de outubro de 2023

33° Cine Ceará anuncia selecionados para as Mostras Competitivas Ibero-americana de longas e Brasileira de curtas-metragens

 Festival Ibero-americano de Cinema ocorre entre 25 de novembro e 1º de dezembro em Fortaleza, no Ceará, com toda a programação gratuita  

 

Sou Amor_divulgacao 11.jpg

O longa brasileiro “Sou amor”, dirigido por André Amparo e Criz Azzi, compete na Mostra Ibero-americana de Longa-metragem

Com número de inscritos que superou a edição anterior, o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema anuncia os selecionados para as mostras Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem da 33ª edição, que ocorre entre 25 de novembro e 1º de dezembro, em Fortaleza. Com programação inteiramente gratuita, seis produções de 10 países vão compor a Mostra Ibero-americana e 14 curtas de 12 estados brasileiros foram selecionados para a Competitiva de Curta-metragem. As exibições serão realizadas no Cineteatro São Luiz. Na semana passada, o festival anunciou os filmes selecionados para a Mostra Olhar do Ceará.

Para a mostra Ibero-americana de Longa-metragem, o curador Vicente Ferraz buscou encontrar uma unidade dentro da grande diversidade estética e temática apresentada por cada um dos realizadores dos 334 longas inscritos. "Realmente foi difícil escolher seis filmes entre tantos inscritos para termos um panorama das cinematografias dos diversos países latino-americanos, além da Espanha e de Portugal. Acabamos encontrando nas diferentes propostas um olhar franco e carinhoso sobre a família, principalmente a infância”, revela. Vale ressaltar também que os seis longas são inéditos no Brasil.

 

O filme cubano "A mulher selvagem”, de Alan González, abre o festival depois de fazer sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2023. O longa mostra a saga de uma mulher que luta incansavelmente pelo amor de seu filho, enquanto foge com ele da violência doméstica.

 

Representando o cinema nacional, a ficção “Sou amor”, dirigido pelos cineastas mineiros André Amparo e Cris Azzi, traz a história de Robson, que, depois de apanhar do pai na pequena cidade de Luisburgo, em Minas Gerais, vai, com seu irmão mais novo, morar com a avó na capital. O filme fala sobre a descoberta de si pós-trauma.

 

A ficção “Agora a luz cai vertical”, uma coprodução Espanha-Alemanha-Itália-Holanda, primeiro longa-metragem de Efthymia Zymvragaki, concorre na mostra depois de passar por nove festivais internacionais, tendo sido indicado ao prêmio de melhor primeiro longa-metragem no IDFA Envision Competition de 2022. O filme acompanha a trajetória de um homem chamado Ernesto, que mora nas Ilhas Canárias, e que assume ser um agressor.

 

Também foram selecionadas as ficções “Alemanha”, coprodução Argentina-Espanha dirigida por María Zanetti, que narra a viagem da jovem estudante Lola para Alemanha e as reflexões acerca da sua própria vida com essa mudança; e o premiado “O castigo”, produção chilena de Matías Bize, que retrata a busca desesperada de Ana e Mateo por seu filho, que se perdeu em uma floresta (este suspense ganhou melhor direção e prêmio Signis no Festival de Málaga, melhor interpretação para Antonia Zegers no PÖFF 2023 e melhor filme chileno no Círculo de Críticos de Arte de Chile do ano passado).

 

A ficção-documentário “Céu aberto”, coprodução Peru-França, dirigida por Felipe Esparza, também foi selecionada para a mostra. Exibido em oito festivais ao redor do mundo, o longa de 65 minutos conta a história de pai e filhos peruanos que foram separados após a misteriosa morte da esposa/mãe da família.

 

Já na Competitiva Brasileira de Curta-metragem foram selecionadas 13 produções dentre os 837 filmes inscritos, passando por documentários, ficções e animações.

 

As ficções selecionadas foram “Aquela mulher”, representando o Rio de Janeiro, das diretoras Marina Erlanger e Cristina Lago, que narra uma noite na vida de três mulheres do subúrbio carioca; e “As miçangas”, curta do Distrito Federal, dirigido por Rafaela Camelo e Rafael Lavor, selecionado para o 73º Festival de Berlim (Berlinale Shorts), no Hong Kong International Film Festival, no Palmsprings ShortFest, nos Estados Unidos, e que estreou, no Brasil, em sessão especial na Cinemateca Brasileira durante o Cabíria Festival, em São Paulo.

 

Na seleção ainda estão “Bença”, do paranaense Mano Cappu, com duração de 15 minutos, que se passa durante uma visita à cadeia; “Cabana”, dirigido por Adriana de Faria, selecionado para o 34º Curta Kinoforum e a 22ª Mostra Goiânia de Curtas deste ano; e o curta pernambucano “Dinho”, de Leo Tabosa, que traz uma trama sobre o abandono e tem Hermila Guedes integrando o elenco.

 

Representando o Ceará, estão “Circuito”, dos diretores Alan Sousa e Leão Neto, que traz a história de Niara, uma policial escrivã prestes a se aposentar e que enfrenta as dicotomias de um sistema de segurança corrupto paralelamente às relações humanas falidas ao seu redor; e “Os finais de Domingos”, dirigido por Olavo Junior e com Rodger Rogério no elenco, que esteve no Lift-Off Filmmaker Sessions by Lift-Off Global Network 2023, na Inglaterra, e conta a história de Domingos, um idoso de saúde frágil que recebe a visita de um antigo amor.

 

Há ainda dois curtas com o mesmo nome. Representando Minas Gerais, “Lapso”, de Caroline Cavalcanti e premiado no edital Aldir Blanc, que participou do 34º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Kinoforum, conta a história de Bel e Juliano, adolescentes da periferia de Belo Horizonte que se conhecem enquanto cumprem medidas socioeducativas após praticarem atos de vandalismo. Já "Lapso", dirigido, produzido e roteirizado pelo alagoano João Herberth, traz na trama um acidente de carro de um casal, Daniel e Mônica, do qual a mulher é vítima fatal e o marido, ao acordar, busca vingança para lidar com a perda.

 

Em 20 minutos, “A sombra da Terra”, curta de ficção/animação de São Paulo, dirigido por Marcelo Domingues e com o ator Paulo Betti no elenco, conta a história de uma pianista solitária (Andréia Nhur), que dá abrigo a um misterioso andarilho (Paulo Betti), que acredita carregar consigo uma espécie de maldição ligada à lua e às tragédias da humanidade. A outra animação que concorre na categoria é “Diafragma”, do alagoano Robson Cavalcante. No curta, Carlos é um menino criativo que considera seus olhos sua maior fonte de diversão, mas, após se descobrir diabético, precisa de muita resiliência para enfrentar a cegueira.

 

Também estão na lista de curtas os documentários “A bata de milho”, de Eduardo Liron e Renata Mattar, que se passa no sertão da Bahia e esteve no 18º Mostra de Cinema de Ouro Preto; “Pulmão de Pedra”, do diretor paraibano Torquato Joel; e o premiado “Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando”, vencedor dos prêmios de Menção Honrosa no 5º Festival de Cinema da Amazônia - Olhar do Norte e Prêmio 10+ Favorito do Público no 34º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum e participou de 14 festivais nacionais e internacionais, dirigido por Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami. Produzido em Roraima com uma equipe formada por indígenas Yanomami, o curta de nove minutos traz a história de uma jovem mulher indígena, que observa um xamã durante o preparo da Yãkoana, alimento dos espíritos, propondo um encontro de perspectivas e imaginações.

sábado, 28 de outubro de 2023

Five Nights At Freddys - O pesadelo sem fim

 



Terror Five nights at Freddy's - O pesadelo sem fim [Five nights at Freddy's, Estados Unidos], de Emma Tammi, adaptação cinematográfica da famosa franquia homônima de jogos lançada em 2014 e criada por Scott Cawthon

Na trama, um segurança problemático começa a trabalhar na Pizzaria Freddy Fazbear. Já no primeiro dia, ele percebe que o turno da noite no Freddy's não será tão fácil assim. Atualmente o restaurante está desativado, e conhecemos Mike Schmidt (Josh Hutcherson), um jovem que está passando por alguns problemas financeiros. Felizmente, ele vê a resposta para seus problemas ao ser contratado para trabalhar como o vigia noturno da pizzaria. Criado por Henry Emily e William Afton, o lugar costumava ser muito famoso por seus característicos robôs animados, que eram o rosto do local e faziam a festa das crianças durante o dia. Porém, quando o sol se põe e a escuridão da noite chega, um segredo obscuro e mortal é revelado: os bonecos animatrônicos ganham vida, transformando-se em assassinos psicopatas e partindo em uma violenta matança.

Veja o trailer:



terça-feira, 24 de outubro de 2023

O Exorcista: O Devoto

 



Terror O Exorcista: O Devoto [The Exorcist - Believer, Estados Unidos], de David Gordon Green trás frescor ao gênero de filmes sobre a temática exorcismo e envolvendo o espectador de maneira convincente. Baseado no best-seller de William Peter Blatty.

Vendido como uma sequência do clássico de 1973 sobre uma menina de 12 anos que é possuída por uma misteriosa entidade demoníaca, forçando sua mãe a buscar a ajuda de dois padres para salvá-la. Nesta versão de 2023, desde a morte de sua esposa grávida em um terremoto no Haiti, há 12 anos, Victor Fielding (Leslie Odom Jr.), fotógrafo que tem criado sozinho sua filha Angela (Lidya Jewett) desde a morte da esposa em um terremoto no Haiti. Mas quando Angela e sua amiga Katherine (Olivia O’Neill) desaparecem na floresta e retornam três dias depois sem memória do que aconteceu com elas, isso desencadeia uma série de eventos que obrigará Victor a confrontar o mal e, em seu terror e desespero, buscar a única pessoa viva que testemunhou algo parecido antes: Chris MacNeil.



Segue trailer de O Exorcista: O Devoto:



O Protetor - Capítulo final

 


Ação O Protetor - Capítulo final [The equalizer 3, Estados Unidos], de Antoine Fuqua não tem o mesmo vigor dos dois primeiros filmes da franquia, iniciada em 2014 e inspirada pela série homônima estrelada por Edward Woodward nos anos 80.


Desde que desistiu de sua vida como assassino do governo, Robert McCall (Denzel Washington) não consegue descansar o suficiente. Ele quer ajudar as pessoas ao seu redor e tem lutado para reconciliar as coisas horríveis que fez no passado, encontrando um estranho consolo em servir à justiça em nome dos oprimidos. Agora morando no sul da Itália, ele logo descobre que seus novos amigos estão sob o controle dos chefes do crime local. À medida que os eventos se tornam mortais, McCall se torna um protetor ao enfrentar a máfia. Quando alguém é injustiçado, o ex-agente do governo reativa suas habilidades de seu passado brutal e sai como um exército de um homem para realizar a justiça. À medida que os eventos se tornam mortais, McCall sabe o que deve fazer: tornar-se o protetor de seus amigos e enfrentar a máfia.

Veja o trailer de O Protetor - Capítulo final:


sábado, 21 de outubro de 2023

Assassinos da Lua das Flores

 


Drama faroeste de máfia Assassinos da Lua das Flores [Killers of the flower moon, Estados Unidos], de Martin Scorsese é um compilado de Scorsese que apesar de sua longa metragem, é completo em si. Poderia ser uma trilogia, mas está tudo aqui entregue com maestria. Inspirado no best-seller homônimo do escritor David Grann e também baseado em uma história real.


Na década de 1920, membros da tribo nativa americana Osage são assassinados em Osage County, Oklahoma, depois que petróleo é encontrado em suas terras, e o FBI decide investigar. Estes assassinatos em circunstâncias misteriosas, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI.

Durante a investigação é descoberto um esquema do pecuarista William Hale (Robert De Niro), que convenceu seu sobrinho Ernest Burkhart (Leonardo Di Caprio) a se casar com Mollie Kile (Lily Gladstone) a fim de melhorar as condições da reivindicação das preciosas terras.

A seguir o trailer de Assassinos da Lua das Flores:


O Céu Não Pode Esperar

 


Documentário O Céu Não Pode Esperar [El cielo no puede esperar, Espanha], de José María Zavala apresenta a emocionante história de Carlo Acutis, jovem britânico-italiano que morreu em 2006, aos 15 anos, em decorrência de uma leucemia. Porém, mesmo não estando mais aqui, até hoje Carlo segue sendo um grande símbolo de força entre os jovens.


Em 12 de outubro de 2006, o jovem britânico-italiano Carlo Acutis morreu de leucemia repentina. Ele tinha apenas 15 anos. Desde então, a vida exemplar deste adolescente "de casa", entusiasta do saxofone, dos videogames e dos computadores, difundiu-se com força imparável entre os jovens, ao ponto do seu nome continuar hoje a ser trending topic no google e nas redes sociais. O documentário traz uma dezena de depoimentos de jovens e nem tão jovens que viraram suas vidas de cabeça para baixo pela intercessão de Carlo Acutis.

Achei o filme relativamente curto. Mas bem interessante ao que se propõe. Não conhecia o "influencer de Deus", e achei maravilhoso poder conhecer na sala escura.


Veja o trailer de O Céu Não Pode Esperar:

 

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

SAAC 2023 CPMGEF

 

Entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023, ocorreu a Semana de Arte, Ciência e Cultura - SAAC 2023 do Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, com o tema Presente, conexão futuro: As tecnologias que movem o mundo.

Me envolvo completamente rotina escolar dos meninos. Não tanto quanto gostaria, mas faço o que posso. Logo quando saiu o Regulamento, já comecei a pensar nas ideias. O Sahel ficou com o tema "Tecnologias da Mesopotâmia para o mundo atual". Nos inspiramos no filme Meia-Noite em Paris de Woody Allen e fizemos um roteiro do Mesopotamia Restaurant, onde numa viagem gastronômica uma família moderna e um grupo de Mesopotâmicos se encontravam num restaurante onde o principal banquete era o conhecimento.


Na semana seguinte, saiu o regulamento do Fundamental 1 e o tema do Luca: Os impactos da tecnologia nas profissões. Iniciamos as discussões de ideias entre os pais, e acabamos decidindo fazer também uma peça. Lá se foi eu fazer outro roteiro. E fizemos uma apresentação digna de nota! Fomos a melhor equipe de Humanas no 2º ano do Fundamental 1.



Que privilégio @sahel.cinefilo e @lucaizahel ser seu pai. Você é um menino fantástico. Compenetrado, responsável, dedicado e muito talentoso. Ver você conduzindo uma peça que ajudei a escrever, muito me emociona. Você e seus amigos da equipe "Lindo Balão Azul" se dedicaram, ensaiaram, se esforçaram e lograram êxito apresentando "O impacto das tecnologias nas profissões", na SAAC 2023 do @cpmgef_oficial de forma muito sensível e tocante para todos que já viveram a época do datilógrafo, do leiteiro, do lanterninha... Ah saudades de escrever uma carta em tempos de e-mails, redes sociais e dependência de uma boa rede Wi-Fi! 




Não obstante os avanços tecnológicos que transformam as profissões, que trocaram as telefonistas por robôs, que muitas vezes dificultam o atendimento, reconhecemos que muitos avanços facilitaram o trabalho humano, que nunca deve ser desprezado. O que dizer de um agricultor, que hoje em dia consegue do sertão se comunicar com o mundo todo, até com o narrador de uma peça...? Sonhe filho, mas sonhe alto! Pegue carona na cauda de cometa, a via láctea já sabe que sua estrada é tão bonita! Brinque de esconde-esconde numa nebulosa e seja sempre grato ao Deus que conduz o seu lindo balão azul.

Segue mais fotos:






































segunda-feira, 16 de outubro de 2023

33° Cine Ceará anuncia longas e curtas-metragens selecionados para a Mostra Olhar do Ceará

O festival ibero-americano de cinema acontece de 25 de novembro a 01 de dezembro de 2023, com toda a programação gratuita.  

A ficção “Represa”, de Diego Hoefel, está entre os longas selecionados

Com oito longas-metragens e 15 curtas selecionados, o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema anuncia os filmes que vão compor a Mostra Olhar do Ceará da 33ª edição, que acontecerá de 25 de novembro a 01 de dezembro. É o dobro de longas e o número de curtas é 50% a mais do que na edição anterior. Esse crescimento é um reflexo da efervescência de produções locais de alta qualidade e o festival confere ao cinema cearense uma maior representatividade na programação. O melhor longa e o melhor curta da Mostra eleitos pelo júri do festival serão agraciados com o Troféu Mucuripe. 



Dentre os longas selecionados estão as ficções “Represa”, de Diego Hoefel, único longa-metragem brasileiro no Festival Internacional de Cinema de Roterdã e vencedor de cinco prêmios no 30º Festival de Cinema de Vitória (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Menção Honrosa a Gilmar Magalhães, ator coadjuvante do longa), e “Quando eu me encontrar” , de Amanda Pontes e Michelline Helena, vencedor dos prêmios de Melhor Roteiro (júri oficial) e Melhor Filme (júri da crítica) no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Outro longa de ficção é “Os maluvidos”, de Josenildo Nascimento e Gislandia Barros, que foi produzido e contou com atuação de moradores do Bom Jardim, bairro localizado na periferia de Fortaleza.




São quatro documentários de longa-metragem: “A luta de Nzinga” de Eduardo Cunha Souza, que faz uma narrativa de conexões entre a história de Maria da Luz Fonseca, uma mulher negra, natural da Ilha de Príncipe e a da rainha angolana Nzinga; “Amilton Melo - ídolo de todos”, de Ciro Câmara e Vinicius Augusto Bozzo, sobre a carreira desse ídolo do futebol cearense; “Nirez eterno”, de Aderbal Nogueira e Glauber Paiva, sobre o pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo "Nirez"; e “Um pedaço do mundo”, de Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo, sobre quatro mães de pessoas LGBTQIA+. Fecha a seleção de longas da Olhar do Ceará o híbrido “Todas as vidas de Telma”, de Adriana Botelho.


Segundo a curadora da Mostra Olhar do Ceará, Camilla Osório, a palavra que define o recorte curatorial da Mostra deste ano é a diversidade, e destaca o aumento de produções de longas-metragens no estado. “A gente tem uma seleção de oito longas-metragens, que é uma quantidade inédita. Nunca tínhamos tido tantas produções e a Mostra Olhar do Ceará busca refletir isso, que tem a ver com o aumento do financiamento público ao cinema. Nessa seleção, temos filmes premiadíssimos, como ‘Represa’ e ‘Quando Eu Me Encontrar’, até filmes como ‘Os maluvidos’, que foi feito com poucos recursos e que traz realizadores da periferia de Fortaleza. Dessa forma a gente consegue falar dessa multiplicidade de vozes, que hoje são capazes de criar narrativas e pensar o mundo através do cinema”, completa


Já com relação a seleção de curtas-metragens, a curadora destaca a presença forte das escolas de formação. “Atualmente, nós temos muitas escolas na capital e no interior. Isso traz para a Mostra, muitos realizadores iniciantes. Esse resultado tem muito a ver com a proposta, que é intrínseca na Mostra Olhar do Ceará: de ser porta de entrada dos realizadores cearenses, para que eles possam se mostrar para o mundo. Desse modo, a gente consegue ter a Mostra como um panorama da potência criativa e da diversidade do cinema cearense”, comenta Camilla Osório.




Dentre os 15 curtas-metragens selecionados para a mostra, dois são documentários: “Encruzilhadas do som”, de Edigar Martins, que aborda o papel da música na Umbanda, reverenciando a dimensão encantada e a diversidade sonora, através da experiência de quatro umbandistas de Fortaleza; e o documentário híbrido “Urubu aterrado”, de Cris Sousa e Weslley Oliveira, onde Cris, por meio das memórias de sua mãe, lança um olhar sobre o tempo e o espaço que um dia viveu. As memórias em trânsito se alteram como a força do vento que modifica a paisagem à beira mar. A favela do urubu está aterrada pelo poder da classe dominante.




Duas animações estão entre os curtas selecionados: “Barra Nova”, de Diego Maia; e “Todo mundo tem um anjo”, de Neil Armstrong Rezende. O gênero experimental aparece em três produções: “A humanidade que me resta”, de Kieza Fran Nascimento; “Quando o passado for presente lembra-se de mim no futuro” de Rafael Vilarouca; e “Camurupim” de Allan Matheus, um realismo fantástico/experimental.




Completam a mostra as ficções: “Alienígena”, de Ricardo Peres e Wagner Lima Mendes; “As velas do Monte Castelo”, de Lanna Carvalho; “Jaci”, de Bruno Lobo La Loba; o doc-ficção “Onde está Mymye Mastroiagnne?” de biarritzzz; “O primeiro movimento é explosão”, de Grenda Costa; “Terral”, de Alisson Emanoel e Carol Cavalcante, o drama “A parte que falta”, de Nicole Nasser; e o curta de terror “Noites em claro” de Elvis Alves.




O 33° Cine Ceará terá exibições no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com o crescimento no número de filmes, a Mostra Olhar do Ceará desta edição ocupará as duas salas do Cinema do Dragão, que receberá também outras exibições de mostras não competitivas do 33° Cine Ceará. Todos os filmes das mostras competitivas serão exibidos com legenda descritiva para surdos e ensurdecidos em idioma português.




OS LONGAS DA MOSTRA OLHAR DO CEARÁ

A luta de Nzinga. Direção: Eduardo Cunha Souza. Documentário. 74’. Ceará. 2022. Livre

Amilton Melo - ídolo de todos. Direção: Ciro Câmara e Vinicius Augusto Bozzo. Documentário. 75’. Ceará. 2023. 10 anos

Nirez eterno. Direção: Aderbal Nogueira e Glauber Paiva. Documentário. 73’. Ceará. 2023. Livre

Os maluvidos. Direção: Josenildo Nascimento e Gislandia Barros. Ficção. 73’. Ceará. 2022. 12 anos

Quando eu me encontrar. Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena. Ficção. 77’. Ceará. 2023. 12 anos

Represa. Direção: Diego Hoefel. Ficção. 77’. Ceará. 2023. Livre

Todas as vidas de Telma. Direção: Adriana Botelho. Híbrido. 72’. Ceará. 2022. Livre

Um pedaço do mundo. Direção: Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo. Documentário. 75’. Ceará. 2022. 12 anos




OS CURTAS DA MOSTRA OLHAR DO CEARÁ

A humanidade que me resta. Direção: Kieza Fran Nascimento. Experimental. 6’. Ceará. 2023. 14 anos.

Alienígena. Direção: Ricardo Peres e Wagner Lima Mendes. Ficção. 15’. Ceará. 2023. Livre.

A parte que falta. Direção: Nicole Nasser. Drama. 18’. Ceará. 2023. 10 anos

As Velas do Monte Castelo. Direção: Lanna Carvalho. Ficção. 16’. Ceará. 2022. Livre

Barra Nova. Direção: Diego Maia. Animação. 12’. Ceará. 2022. Livre

Camurupim. Direção: Allan Matheus. Realismo Fantástico/Experimental. 12’. Ceará. 2022. Livre

Encruzilhadas do som. Direção: Edigar Martins. Documentário. 18’. Ceará. 2023. Livre

Jaci. Direção: Bruno Lobo La Loba. Ficção. 15’. Ceará. 2022. 16 anos

Noites em claro. Direção: Elvis Alves. Terror. 20’. Ceará. 2022. 12 anos

Onde está Mymye Mastroiagnne? Direção: biarritzzz. Doc-Ficção. 17’. Ceará. 2023. 12 anos

O primeiro movimento é explosão. Direção: Grenda Costa. Ficção. 21’. Ceará. 2022. 12 anos

Quando o passado for presente lembra-se de mim no futuro. Direção: Rafael Vilarouca. Experimental. 18’. Ceará. 2022. Livre

Terral. Direção: Alisson Emanoel e Carol Cavalcante. Ficção. 19’. Ceará. 2023. Livre

Todo mundo tem um anjo. Direção: Neil Armstrong Rezende. Animação. 10’. Ceará. 2023. Livre

Urubu aterrado. Direção: Cris Sousa e Weslley Oliveira. Documentário híbrido. 20’. Ceará. 2023. Livre




O 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, Apoio Cultural da Universidade de Fortaleza e do Canal Brasil, e tem parceria com o Cineteatro São Luiz e o Cinema do Dragão, equipamentos da Secult Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, onde serão realizadas as exibições. Patrocínio: Itaú.

SERVIÇO

33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 25 de novembro a 01 de dezembro de 2023 em Fortaleza, Ceará. Site: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com

domingo, 15 de outubro de 2023

Revendo Som da Liberdade


Revi com o Porto Oxente o drama Som da Liberdade e senti a mesma tensão da primeira vista, ao acompanhar a história do ex-agente federal embarcando em uma perigosa missão para salvar uma menina dos cruéis traficantes de crianças. Com o tempo se esgotando, ele viaja pelas profundezas da selva colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la.


É incrível como um filme relativamente pequeno, se tornou um hit e como as polêmicas em seu entorno o tornaram ainda mais conhecido. Lembra inclusive as polêmicas da época de A Paixão de Cristo (2004), de Mel Gibson, também protagonizado por Jim Caviezel.

Veja o trailer legendado de Som da Liberdade:


sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Meu Nome é Gal


Cinebiografia Meu Nome é Gal [Meu nome é Gal, Brasil], de Lo Politi, Dandara Ferreira é interessante para quem já é fã, mas quando engrena a história, o filme acaba. A trama busca ser um retrato sobre a cantora baiana, que mergulha no momento em que a tímida Gracinha se torna Gal Costa, durante os anos violentos, inovadores e estonteantes que ajudaram a dar forma à maior cantora brasileira.


Cinebiografia da cantora Gal Costa (Sophie Charlotte). O filme acompanha a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos antes de se tornar a famosa cantora. Sempre tímida quando criança, Gal decidiu se arriscar na vida e se mudar para o Rio de Janeiro aos seus 20 anos de idade. Coincidentemente em uma das cidades mais bonitas do país, a cantora acaba encontrando amigos como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha, que acompanham os primeiros passos de Gal na música profissional no final da década de 1960. Com dois amigos ajudando a dar o empurrão na carreira de Gal, ela precisará enfrentar a timidez, mas a medida que vai se soltando, ela - junto com outros artistas - formam o movimento da Tropicália. Depois de tanto sucesso, Gal acaba tendo um período de depressão, quando seus dois amigos são exilados na ditadura. Esses são os episódios retratados no longa.






Acompanhe o trailer de Meu Nome é Gal:



Trolls 3: Juntos Novamente

 


Animação Trolls 3: Juntos Novamente [Trolls band together, Estados Unidos] não tem o frescor dos primeiros filmes, mas cumpre seu papel de entreter as crianças nessa semana que é toda delas..

Depois de dois filmes de amizade verdadeira e paquera implacável, Poppy e Tronco agora são oficialmente um casal. À medida que se aproximam, Poppy descobre que Tronco tem um passado secreto. Ele já fez parte da boyband favorita dela, BroZone, com seus quatro irmãos Floyd, John Dory, Spruce e Clay. Eles se separaram quando Tronco ainda era um bebê, assim como a família, e Tronco não viu seus irmãos desde então. Mas quando Floyd, é sequestrado, Tronco e Poppy embarcam em uma jornada emocionante para reunir os outros irmãos e resgatá-lo de um destino ainda pior do que a obscuridade da cultura pop.


Segue o trailer de Trolls 3: Juntos Novamente:



terça-feira, 3 de outubro de 2023

Copa Sulamericana 2023: Fortaleza 2 x 0 Corinthians

 


Hoje vivemos um dia histórico. Nosso time se classificou para a final da Copa Sulamericana 2023, ao vencer o Corinthians de forma incontestável.


Acompanhar o jogo foi uma saga. Exigiu ir buscar os meninos cedo na escola, afinal eles estão em semana de prova. Levar eles para um lanche mais reforçado, e irmos ao estádio, apesar do jogo ser apenas as 21h30.


Trocamos de roupa e cedo já estávamos a caminho. O trânsito, complicado como sempre. Mas todos os caminhos levavam a Arena Castelão. O torcedor, mais uma vez deu um show nas arquibancadas, noutra festa linda, que já virou rotina.


O nervosismo, estava a flor da pele. Mas a confiança e a esperança eram maiores. Após um domínio no primeiro tempo, e uma defesa espetacular no peito do João Ricardo, nosso time abriu o placar com Yago Pikachu e logo em seguida Bruno Pacheco cruzou na cabeça de Tinga. 2 gols que fizeram a Arena Castelão explodir de felicidade.


Vamos para a final. Afinal, o destino está chamando.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Melhores amigos Pedro Sahel e Luca Izahel

 



Filhos, sejam sempre parceiros, companheiros, cumplices, amigos.

Chegará um dia, em que talvez eu e a mãe de vocês certamente não mais estaremos com vocês, e a companhia um do outro será essencial para vocês sentirem nossa presença.

Eu e a mãe de vocês amamos demais vocês viu! E temos muito orgulho dos homens que vocês se tornarão.

domingo, 1 de outubro de 2023

Resistência


Ficção científica Resistência [The creator, Estados Unidos], de Gareth Edwards tem um potencial enorme e alcança boa parte desse potencial. Os efeitos visuais estão muito bem caprichados, como há tempos não via, apesar do orçamento limitado da produção. Imperdível.


A trama se passa em um futuro distante, em meio a uma guerra entre humanos e as forças da inteligência artificial, Joshua (John David Washington), um ex-agente das forças especiais que sofre com o desaparecimento de sua esposa, é recrutado para caçar e matar o Criador, o desconhecido arquiteto da avançada Inteligência Artificial que desenvolveu uma misteriosa arma com o poder de acabar com a guerra... e com a própria humanidade. Joshua e sua equipe de agentes de elite ultrapassam as linhas inimigas, rumo ao centro do sombrio território ocupado pela IA, apenas para descobrir que a arma que acabará com o mundo, e que ele foi instruído a destruir, é uma Inteligência Artificial na forma de uma criança.

O ex-agente Joshua é recrutado para localizar e matar o Criador - um misterioso arquiteto responsável por desenvolver uma arma capaz de acabar com o confronto e com toda a humanidade. Joshua e sua equipe partem, então, para um território sombrio ocupado pela IA, mas acabam fazendo uma descoberta chocante: a arma que devem destruir é, na verdade, uma inteligência artificial em forma de criança.

Veja o trailer de Resistência:



Compartilhar