terça-feira, 31 de março de 2020

Fique em Casa


Amanhã meu primogênito completa 9 anos de vida. A celebração terá que ser em casa. Então o tema da festa será #FiqueEmCasa. Já estamos nos preparativos.

segunda-feira, 30 de março de 2020

Jogando futebol com meus filhos


A quarentena é quase uma prisão domiciliar. Para fugir, todo fim de tarde, desço com os meninos para jogar futebol aqui de frente de casa.

Eles são competitivos e choram todos os dias, mas o treinamento diário tem surgido efeito e eles estão ficando craques. Eu jogo no time do Luca. O Sahel quando não é sozinho é com a Mariana. Suamos a camisa e mantemos a sanidade. Filhos, tem sido magnífico viver essa experiência com vocês.

domingo, 29 de março de 2020

Engordando na Quarentena


Nada melhor do que comer estando em casa ao longo desde confinamento devido a Covid-19. Ainda mais com uma esposa prendada que faz lanches e pratos deliciosos.

Será inevitável adquirir uns quilos a mais durante essa quarentena. Acima foto de um delicioso frango a caçoeira.

sábado, 28 de março de 2020

Exercícios na Quarentena


A criatividade nunca foi tão exigida quanto nesses dias em que estamos obrigados a ficar reclusos em nossos lares.

Então, pra ocupar o tempo e propondo uma atividade divertida com meu caçula, fizemos uma brincadeira que envolveu pintura de mãos e pés e muito exercício físico.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Furando a Quarentena


Ninguém se preparou para se afastar dos afazeres funcionais no início desta quarentena. Tivemos meio que deixar os afazeres de lado de um dia para outro.

Aqui no Ceará, tivemos a sorte de ter um feriado dia 19 de março, que ajudou um pouco esse início de pandemia no país. Trabalhei normalmente até o dia 18. Depois quebrei o isolamento neste dia 25 para dar conta das pendências necessárias aos andamentos das atividades.

Foi estranho estar sozinho na sala e ter que lidar com o clima pesado de se locomover pela cidade.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Quebrando a cabeça na Quarentena


Nesses dias de distanciamento social, temos que manter a sanidade. Então nada como exercitar o cérebro fazendo um. quebra cabeça do incrível Hulk.



Peguei uma capa grossa de um caderno de pintura velho dos meninos, recortei e fiz um quebra cabeça de 63 peças. Ficou difícil de montar, mas consegui.






Arte na Quarentena


Nesses dias de isolamento social, tivemos que usar a criatividade para passar o tempo e ocupar as crianças com atividades diferentes e divertidas.


Hoje, fizemos minecraft/Authentic games com caixas de papelão. Foi bem divertido. Os meninos também gostam de desenhar. Tive que surfar nessa onda.

domingo, 22 de março de 2020

Revendo a trilogia De Volta Para o Futuro


Neste primeiro domingo em isolamento social, vi com meu filho a trilogia clássica De Volta Para o Futuro.

No primeiro De Volta Para o Futuro (Back to the Future, EUA, 1985) de Robert Zemeckis, conhecemos um jovem (Michael J. Fox) que aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais. Ganhou o Oscar É de Melho Efeitos Sonoros.

Em De Volta Para o Futuro 2 (Back to the Future Part II, EUA 1989) de Robert Zemeckis, o cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) leva Marty (Michael J. Fox) e sua namorada (Elisabeth Shue) para o ano 2015, com a finalidade de resolver uma questão familiar no futuro deles. Mas Biff (Thomas F. Wilson), velho inimigo da família, obriga-os a correrem contra o tempo (literalmente falando) para não alterarem os acontecimentos.

As filmagens de De Volta Para o Futuro 2 e De Volta Para o Futuro 3 ocorreram simultaneamente, com os dois filmes sendo lançados nos cinemas com uma diferença de apenas 6 meses.
Por fim De Volta Para o Futuro 3 (Back to the Future Part III, 1990 de Robert Zemeckis, vemos a trama após receber uma carta de Doc (Christopher Lloyd) datada de 1885, Marty McFly (Michael J. Fox) decide viajar para o Velho Oeste, no dia 2 de setembro do mesmo ano. Lá ele descobre que o doutor está fugindo de uma gangue de bandidos e se apaixonou por uma professora da época. Agora, Marty tem apenas cinco dias para salvar a si e aos seus amigos e voltar para o futuro.


O que fazer na quarentena?


Em virtude do coronavirus, temos que permanecer em quarentena, isto é: ficar em casa. Mas é o que fazer na quarentena? Segue uma lista de como sobrevivi ao confinamento.

*1*. Orar, buscar comunhão com Deus. Alimentar o espírito.

*2*. Desfrutar da companhia dos familiares. Conversar, brincar, ser feliz nas coisas simples.

*3*. Momento para descansar, por o sono em dia. Desligar os despertadores.

*4*. Se alimentar bem e se hidratar, pois isso já seria mais que suficiente para melhorar a imunidade.

*5* Ler um pouco mais. Especialmente a bíblia. 

*6* Assistir filmes, documentários. Se alimentar culturalmente.

*7* Exercitar o corpo. Fazer atividades físicas. Suar um pouco faz bem.

*8* Exercite a mente. Jogos são úteis nesse sentido.

*9* Se relacionar virtualmente. O isolamento social é físico, mas podemos fazer uso da tecnologia para nos relacionar.

*10* Se arrepender. Pedir perdão, buscar a paz.

Assim espero que cada um dedique um pouco de sua reclusão para fazer algo parecido. Claro que quem já fazia isso deve manter. Forte abraço!

terça-feira, 17 de março de 2020

As Invisíveis


Comédia francesa As Invisíveis (Les invisibles, 2019) de Louis-Julien Petit, apresenta a situação de um abrigo para mulheres sem-teto que está prestes a fechar as portas, após uma decisão municipal, que concede apenas três meses para reintegrar as mulheres que ali eram abrigadas, forçando as assistentes sociais fazem tudo o que podem: mexem os pauzinhos, distorcem a verdade e até mesmo contam mentiras descaradas para ajudar o próximo.


Após uma decisão da prefeitura, o abrigo feminino Envol é obrigado a fechar as portas. Com apenas três meses em funcionamento, as assistentes sociais fazem de tudo para conseguir reintegrar estas mulheres na sociedade, incluindo crimes como falsificação, roubos e mentiras.

O que chama a atenção é o uso do bom humor e leveza nas situações dramáticas enfrentadas pela trupe. Por mais que apresente uma situação complexa, moradores de rua desabrigados, o filme deixa claro que a resolução do problema passa por vontade política, que muitas vezes preferem atrapalhar, do que ajudar.

Vejam trailer de As Invisíveis:

sábado, 14 de março de 2020

Luca e Gabriel, uma amizade extra-escolar


É muito comum as crianças desenvolverem amizade no ambiente escolar. No entanto, quando os pais cooperam para que esta amizade vá para outro nível, o extra-escolar, é perceptível a alegria e contentamento dos pequenos.

Nesse sábado, após levarmos o Luca para uma consulta na psicoterapeuta, fomos passar o restante do dia na casa do Josias e da Cristiane, para inclusive celebrarmos o aniversário da Júlia à distância, e tivemos um momento muito precioso nesse sentido.

Mas após o almoço, pudemos brincar na piscina com o Gabriel, colega de sala do Luca, bem como jogarmos futebol e até assistirmos ao jogo do Leão (Vitória de 3 x 0 contra o Náutico). Foi um sábado maravilhoso para os pequenos. Filhos, contem sempre comigo. Quero ser amigo dos amigos de vocês.

Luca e Gabriel comemoram gol do Fortaleza:




quinta-feira, 12 de março de 2020

I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados




Nos dias 11 e 12 de março, participei do I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados (ConGpR), realizado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) e pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE), reuniu, entre os dias 11 e 13 de março, gestores, pesquisadores e profissionais de diversas regiões do Brasil, América Latina e Caribe no Centro de Eventos do Ceará.

Com uma programação de natureza técnica e científica, voltada a estimular uma discussão crítica e propositiva sobre inovação e boas práticas, o evento cujo tema é “Inovação e Desafios na Gestão das Políticas Públicas”, trabalhou os limites e as possibilidades da gestão pública para o alcance de resultados positivos no setor público.

Essa troca de experiências entre os participantes e a agenda de atividades composta por painéis, short talks, entrevistas, conferências e apresentações de trabalhos científicos, trouxe uma perspectiva nova e mais objetiva sobre os avanços e os desafios contemporâneos no campo da gestão para resultados.

É sempre importante refletirmos sobre desafios da gestão pública e vislumbramos os resultados que nossas atividades profissionais oferecem à sociedade. Este congresso foi oportunidade de se conectar e aprender sobre as temáticas pertinentes à gestão voltada ao alcance de resultados. Tive também a oportunidade de compartilhar os conhecimentos obtidos no congresso e percebi que o Instituto Agropolos está avançando em seus processos de gestão, em sintonia com os desafios contemporâneos no campo da gestão para resultados.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Fim de Festa


Neste 11 de março de 2020, vi o drama nacional Fim de Festa (2019) de Hilton Lacerda, que mostra quatro jovens que estão hospedados na casa de um deles em Recife durante o carnaval. Com um excelente roteiro e um belo trabalho de direção, o filme prende a atenção do espectador.

Na trama, Breno (Gustavo Patriota) e Penha (Amanda Beça) conhecem Ângelo (Leandro Villa) e Indira (Safira Moreira), um casal que veio da Bahia para festejar o carnaval. Em uma confraternização, os quatro jovens se reúnem na casa de Breno, mas a quarta-feira de cinzas traz uma má notícia: uma jovem francesa é brutalmente assassinada por asfixia. O crime faz com que o pai de Breno (Irandhir Santos), um policial civil, retorne mais cedo de suas férias para investigar o caso.

Além do incômodo de ter estranhos em sua casa, o oficial acaba encontrando vestígios afetivos no desdobramento do crime. Eles estão ali, com o vácuo depois do excesso, na iminência de uma separação conjunta. Além disso, o desdobramento afetivo de um crime aparentemente distante, termina por pautar uma forte reflexão da vida de cada um deles.

Segue trailer de Fim de Festa:

domingo, 8 de março de 2020

Concurso Ministério Público do Ceará


Neste Dia Internacional da Mulher, realizei as duas provas do concurso do Ministério Público do Ceará na Unifor. No período da manhã para Analista de nível superior e no período da tarde para Técnico de nível médio.

Foram provas difíceis e cansativas, aplicadas pela Cebraspe. A Prova Objetiva foi aplicada para todos os cargos e contou com 120 questões no estilo CERTO ou ERRADO. Já a prova discursiva consistiu numa redação de 20 a 30 linhas e foi aplicada em conjunto com a prova objetiva.

O resultado definitivo das provas objetivas devem sair no dia 31 de março, bem como o resultado preliminar do exame discursivo. O certame oferta aos candidatos 30 vagas para cargos de Nível Médio e Superior, com remuneração inicial de R$ 4.038,91 e R$ 5.919,42.

Segue cadernos de prova:
Analista Ministerial - Conhecimentos Básicos
Analista Ministerial - Conhecimentos Específicos
Técnico Ministerial - Conhecimentos Básicos
Técnico Ministerial - Conhecimentos Específicos

sábado, 7 de março de 2020

Copa do Nordeste 2020: Fortaleza 1 x 0 CSA


Fortaleza entrou em campo pela Copa do Nordeste, e eu, o Izahel, o Adriel e o Júnior estávamos lá para conferir. O time jogou pro gasto e conseguiu a vitória graças a um gol de Tinga, de cabeça.


O Luca comeu duas coxinhas! E acompanhou de perto os lances, vibrando com o gol Tinga de cabeça, após belo escanteio cobrado por Juninho.

Tinga decidiu, o Fortaleza venceu e colou no Bahia na liderança do Grupo B! O Tricolor do Pici tem o mesmo número de pontos que o Esquadrão, mas perde no saldo de gols. Vitória muito importante do atual campeão!

Com a vitória, o Fortaleza chega aos 11 pontos e é terceiro no Grupo A. Além disso, abre seis pontos de vantagem sobre o ABC, quinto colocado com cinco.

Segue gols e melhores momentos da partida:

sexta-feira, 6 de março de 2020

2ª Oficina de planejamento da SDA


Na manhã desta sexta, participei da 2ª oficina de planejamento da SDA, que contou com a presença ilustre da Professora Dra. Tânia Bacelar que iluminou o segundo dia do Planejamento Estratégico da SDA.


O secretário De Assis cobrou a dedicação de todos e todas e reforçou a importância de uma visão onde a agricultura familiar encontre seu próprio caminho agora como atividade econômica. É urgente aproveitarmos as oportunidades geradas pelo governo Camilo Santana para gerarmos renda e autonomia a centenas de milhares de homens e mulheres do campo no Estado.

Também estiveram presentes, o diretor de estudos econômicos do Ipece, Adriano Sarquis, e o diretor executivo do Grupo Portfólio, Cássio Germano. Mas a melhor palestra sem dúvidas foi a da Tãnia.

quinta-feira, 5 de março de 2020

Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica


Animação da Disney-Pixar Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica [Onward, Estados Unidos, 2019], de Dan Scanlon, ambientado em um subúrbio de um mundo de fantasia, o filme apresenta dois irmãos elfos adolescentes que embarcam em uma missão extraordinária para descobrir se ainda há um pouco de mágica pelo mundo.

Em um local onde as coisas fantásticas parecem ficar cada vez mais distantes de tudo, dois irmãos elfos adolescentes embarcam em uma extraordinária jornada para tentar redescobrir a magia do mundo ao seu redor. Trata-se de mais uma aventura intimista com a essência da Pixar raiz, especialmente para quem é pai de dois filhos. O filme tem muita emoção, diversão e inúmeras referências fantásticas ao universo RPG. Uma obra magnífica do estúdio, que é perfeita para todas as idades, especialmente num mundo tão intolerante como é o mundo que vivemos.


O filme apesar de sua qualidade técnica, tem sua força motriz no roteiro, que propõe a crença no desenvolvimento pessoal através da superação. sendo meticuloso na criação dos personagens e no desenvolvimento da relação entre os irmãos, além de criar um mundo de seres fantásticos que remete ao nosso, e deixando a mensagem de que possamos acreditar sempre na magia para superação das diferenças a fim de reforçar os laços fraternos.

Veja o trailer de Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica:

quarta-feira, 4 de março de 2020

Os Miseráveis




Drama francês Os Miseráveis [Les Miserables, França, 2019], de Ladj Ly, ecoa a obra de Vitor Hugo, mostrando o atual momento francês, que apesar de unidos celebrarem a conquista de uma Copa do Mundo, vive em constante violência, afetando especialmente as crianças que vivem no subúrbio parisiense.



Na trama, acompanhamos o primeiro dia de trabalho de um policial provinciano Stéphane (Damien Bonnard) que se muda para Montfermeil, em Paris, com o objetivo de se juntar à Brigada Anti-Crime local, descobrindo um submundo onde as tensões entre os diferentes grupos marcam o ritmo. Colocado no mesmo time de Chris (Alexis Manenti) e Gwada (Djibril Zonga), dois homens de métodos pouco convencionais, ele logo se vê envolvido na tensão entre as diferentes gangues do local.

O filme é pulsante do início ao fim. A tensão e o senso de urgência é perceptível o tempo todo. A apresentação dos personagens é bem construída, e como eles se relacionam com o trio de policiais, que tomam atitudes que desencadeiam uma série de situações inconvenientes, dando uma sensação de inquietude social, de que algo pode sair do controle a qualquer momento.

Os policiais não são maniqueístas, e as tomadas são quase como a de um documentário, tornando o filme bem realista, e sendo comparável ao nosso clássico Tropa de Elite (2007) de José Padilha. Mostra como o corrompido sistema é capaz de gerar conflitos até mesmo com as crianças, especialmente aqueles que vivem à margem da sociedade e/ou são renegados pelos pais.

A diplomacia é algo que não existe quando surge conflito entre as comunidades que ali habitam. Vemos os imigrantes, os muçulmanos, os circenses (ciganos), as crianças da comunidade e os policiais. O caos começa a se instalar quando uma criança rouba um leão bebê do circo e eles partem pra cima para conseguirem o leão de volta.

Aí vemos desde a violência policial, as traquinagens infantis, a paciência dos religiosos, todos estão num emaranhado onde lutamos para sobreviver em meio ao caos instalado. O filme representou a França no Oscar 2020. E como o longa se encerra, deixo aqui o trecho da obra de Vitor Hugo: "Não há ervas daninhas, nem homens maus - há sim, maus cultivadores".

Acompanhe o trailer de Os Miseráveis:

terça-feira, 3 de março de 2020

5 Anos do João Lucas


Na noite desse 3 de março, os primos se reuniram no Clube das Estrelinhas para celebrar os 5 Anos do João Lucas. O tema da festa foi Angry Birds, e os pequenos curtiram bastante a estrutura do local. Eu no final da festa fui carregar a lembrancinha...


Planejamento Estratégico 2020 da SDA


Neste 3 de março, foi dia de planejar o futuro da agricultura no Ceará. Pude participar como técnico do Instituto Agropolos do Ceará do planejamento estratégico da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

O evento acontece com a finalidade de debater, junto aos analistas Rafaela Martins (Gerente de Estatística, Geografia e Informação do IPECE) e Cleyber Nascimento (Analista de Políticas do IPECE) que apresentaram um Diagnóstico das Características Geossocioeconômicas do Estado do Ceará. Ouvimos também o sociólogo e professor de Planejamento Territorial da UFABC, Arilson Favareto, que apresentou Estratégias de Desenvolvimento Territorial. Por fim debateu-se ações que contribuam com o desenvolvimento da agricultura do Ceará nos próximos anos.

Na ocasião, também estiveram presentes os técnicos Esaú Ribeiro, Alexandre Maia, Airton Cruz, Liane Marly, André Luís, Priscila Moura e Lilian Sales.

domingo, 1 de março de 2020

Cearense 2020: Fortaleza 4 x 2 Barbalha


Na ensolarada tarde deste 1º de março, fui torcer com meus filhos para o Fortaleza no estádio Presidente Vargas, em partida válida pelo Campeonato Cearense 2020. A torcida compareceu e praticamente lotou o PV, apesar do público total divulgado.


O Fortaleza saiu atrás no marcador, quando Nenê Bonilha deu um passe errado e o Guidio do Barbalha abriu o placar. O time manteve o psicológico e partiu pra cima de igualar o marcador. A chance até veio, numa penalidade que Wellington Paulista desperdiçou.

No entanto, aos 36 minutos, Juninho chutou de fora de área, a bola desviou em Wellington Paulista e foi para as redes. Ainda nos acréscimos do primeiro tempo, Wellington Paulista deu um lindo passe de bicicleta e Carlinhos completou de peixinho.

No início do segundo tempo, o Barbalha conseguiu empatar no início da segunda etapa com Cléber numa bela finalização. No entanto, o Fortaleza conseguiu ampliar o marcador e garantir a vitória com Tinga de cabeça e Nenê Bonilha num chute de fora da área.

Segue vídeo com meus filhos de trecho da partida:


Veja os gols de Fortaleza 4 x 2 Barbalha:


Ficha Técnica:

Campeonato Cearense 2020

Fortaleza -4-4-2-4: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Paulão e Carlinhos; Juninho (Romarinho) e Nenê Bonilha; Marlon, Wellington Paulista, Ederson (David) e Madson (Derley). Téc: Rogério Cenio

Barbalha -2-4-4-2: Sérgio; Denis, Darlan, Leone e Erivelton; Da Silva, Guidio (Isau) Diego Clemente e Thiago (Marwin); Stenio (Dagson) e Cleber. Téc: João Severo

Local: Presidente Vargas

Data: 1°/3/2020

Horário: 16 horas

Árbitro: Amarília Sampaio (CE)

Assistentes: Nailton Oliveira (CE) e Cleberson Leite (CE)

Cartão vermelho: João Bala (auxiliar do Barbalha)

Gols: 5MIN/1T - Guidio; 34MIN/1T - W. Paulista; 46MIN/1T - Carlinhos; 5MIN/2T - Cleber; 11MIN/2T - Tinga; 15MIN/2T - Nenê Bonilha

Público: 11.433

Renda Bruta: R$ 42.523,00

Renda Líquida: R$ -9.232,21

O Preço da Verdade - Dark Waters


Drama baseado no artigo "O advogado que virou o pior pesadelo da DuPont" (tradução livre de The lawyer who became DuPont's worst nightmare), de Nathaniel Rich e publicado pela revista do The New York Times O Preço da Verdade - Dark Waters [Dark Waters, Estados Unidos, 2019], de Todd Haynes mostra a fabulosa história real de um advogado que arriscou sua carreira para descobrir um sombrio segredo escondido por uma das maiores empresas do mundo e levar justiça a uma comunidade perigosamente exposta por décadas a produtos químicos mortais.

Produzido pela Participant Media, dos recentemente oscarizados Spotlight: Segredos Revelados (2015), e Green Book: O Guia (2018), a trama nos conta a história chocante e heroica de um advogado de defesa ambiental corporativo Rob Bilott (Mark Ruffalo) que acaba de firmar uma parceria em seu prestigiado escritório de advocacia em Cincinnati, em grande parte pelo seu trabalho por defender grandes empresas do setor químico.

Rob Bilott se vê em conflito no ano de 1995, depois de ter sido procurado pelo fazendeiro Wilbur Tennant (Bill Camp), que se torna uma persona non grata em sua comunidade da Virgínia Ocidental que acreditam que a fábrica local da DuPont apenas emprega e traz benefícios para a comunidade, não crendo que ela esteja despejando lixo tóxico no aterro que está destruindo o ambiente, poluindo o lençol freático e consequentemente o rio local e matando o gado do fazendeiro.

Tennant relata que suas vacas estão adoecendo e morrendo ao beberem a água do rio que corta sua propriedade, e que a responsabilidade seria da empresa. A princípio contrariado, Billot aceita o caso e vai, aos poucos, descobrindo que, na verdade, se tratava de um terrível e criminoso desastre ambiental – agravado pelo fato de que a corporação esteve sempre ciente dos danos causados.

Na esperança de descobrir a verdade sobre o que está acontecendo, Bilott, conta com a ajuda de seu parceiro na empresa, Tom Terp (Tim Robbins), e registra uma queixa que marca o início de uma luta épica de 15 anos - que não apenas testou seu relacionamento com sua esposa, Sarah (Anne Hathaway), mas também sua reputação, a criação de seus filhos, sua saúde e seu sustento. Analisando uma grande quantidade de documentos, o advogado descobre o produto C8, utilizado na fabricação de panelas antiaderentes com uso de Teflon.

A ação judicial se arrastou por décadas, e quase levou o advogado Billot à ruína pessoal e profissional, mas resultou numa das maiores indenizações já pagas por uma empresa privada – US$ 671 milhões para os atingidos. O filme traz à tona, sem rodeios e de forma incrivelmente transparente, a reiterada tentativa dos executivos de negar os crimes da empresa, com destaque para a atuação segura de Victor Garber no papel de Phil Donelly, um dos diretores da DuPont.

Com elementos típicos dos filmes de tribunal, apresentando as dificuldades de um advogado desacreditado pelo sistema – que trata o caso como uma “teoria da conspiração” –, o poder e a influência das megacorporações sobre a lei e a Justiça, além das tensas e sempre aguardadas sequências do julgamento propriamente dito.

A atuação de Ruffalo está muito boa, especialmente nas cenas de tribunal. O ator internaliza muitos sentimentos e os expressa nas sutilezas do personagem, que dedica anos da vida e da carreira para encontrar a solução do caso, ficando comprometido mental e fisicamente. A trilha sonora é outro fator que corrobora com a potencialização da ambientação, sendo utilizada de forma pontual e bem executada, ampliando a tensão e o drama. Esse é o tipo de filme em que o cinema tem papel fundamental,de suma importância, por apresentar ao grande público uma situação verossímil, que faz refletir até onde pode ir a ganância humana e o capitalismo proposto por neoliberalistas que destroem o meio ambiente visando exclusivamente o lucro.

Confira o trailer de O Preço da Verdade - Dark Waters:

Compartilhar