sábado, 6 de dezembro de 2025

Rio de Clarice



Longa baseado em 5 contos de Clarice Lispector, Rio de Clarice (2025) Projeto da Ancine com apoio da Lei Paulo Gustavo pela Secretaria de Estado e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Vi no Cinema São Luiz PE.



Produção da Aboim Produções e Artes e Taboca Produções Artísticas Limitada. Filmado principalmente na Cidade de Teresópolis com algumas cenas no Rio de Janeiro. Filmado de março a abril de 2024, editado a partir de agosto até outubro de 2024, finalizado em agosto até novembro de 2025. As diretoras estiveram apresentando o filme:



Patrocinio de Ecorodovias e Banco do Nordeste. Apoio de Feso Pro Arte, Alterdata, Viação Teresópolis, Werner. Dirigido por cinco mulheres. Eunice Gutman, Maria Luiza Aboim, Taciana Oliveira, Barbara Kahane e Nicole Allgranti. Baseado em cinco contos da escritora Clarice Lispector e dividido em cinco partes: 


Em Feliz Aniversário, D.Anitta (Madhia) que mora com a filha mais velha (Ilana Progrebinschi), completa 89 anos. Ela recebe a família, mas a festa é repleta de situações em que se vê um clima tenso e cheio de mágoas do passado entre todos. A família chega aos poucos, para os comes e bebes. A nora de Ipanema, (Lucélia Santos), entra em um embate com a nora do Rosário (Louise Cardoso), o filho de D. Anitta José (Luiz Octávio Moraes) não se dá com o cunhado (Luiz Ramalho) que não vai à festa. Dirigido por Maria Luiza Aboim 



Em Mal Estar de Um Anjo, a personagem Anjo (Letícia Spiller), sai do consultório da psicanalista (Dora Pellegrino) durante uma chuva torrencial. Ela consegue um taxista (Bruno Barbosa) que a leve para sua casa, mas o inesperado acontece e o mal-estar se instala. Uma mulher, a Invasora, (Gabrielle Farias) bate na janela e implora que o táxi lhe dê uma carona. A personagem Anjo reluta, mas acaba cedendo. Assim que a Invasora entra começa a chamar a mulher de Anjo, pede para que o táxi a espere na esquina para buscar o vestido da costureira. Enfim, ela quer mudar o itinerário, impor a sua vontade, se aproveitar do Anjo bom que surgiu. Então o conflito se instaura quando Anjo diz que o táxi vai deixá-la primeiro e que ela faz questão de pagar a corrida. Dirigido por Eunice Gutman.



A Bela e A Fera ou A Ferida Grande Demais é a história de Carla de Souza Campos, (Letícia Isnard) rica, casada, segura, mas infeliz com as traições do marido (Freddy Assis Ribeiro) . Durante uma ida ao salão de cabeleireiro, onde prepara-se para ficar bonita para a foto de uma coluna social, seu motorista (Vitor Arcanjo) tem um problema no carro e não consegue buscá-la no horário combinado. Então, Carla decide se aventurar entrando numa Kombi com outros passageiros indo parar na rodoviária pobre da cidade onde vive. Ao tentar ligar para seu motorista o celular cai num bueiro, ela desespera-se ao perder o contato com o seu mundo, momento em que é abordada por uma mulher (Guida Vianna) em situação de rua, que a acolhe, e a leva para sua casa para tomar chá. Ao final da tarde, a mulher em situação de rua, a leva para o lugar onde a encontrou e seu motorista a reencontra. Dirigido por Nicole Allgranti.



Amor conta a história de Hanna, (Bia Sion) mulher dedicada, de família judaica ortodoxa, que vive uma rotina entediante. Até que ao sair para fazer compras para o jantar e tomar o bonde, perde seu ponto de descida se distraindo ao ver um cego mascando chicletes; (Marcus Wolf) ela acaba descendo do bonde em frente a um parque deslumbrante onde em meio à natureza ela vive um processo de epifania, de reconhecimento de si, de sua vida. O processo se desfaz ao perceber que os portões do parque já haviam fechado, consegue sair e retornar ao seu lar, ao coração dos filhos (Betto Correia e Pedro Menezes) e do esposo (Julio Levy). Dirigido por Taciana Oliveira. 



Preciosidade, que narra a história de uma jovem (Karolyna Mendes) que é cuidada pela empregada, (Duaia Assumpção) pois seu pai (Flávio Bauraqui) sempre está ausente. Numa das idas à escola ela é assediada, esse ato violento a faz passar por um processo de dor e sofrimento, mas também a leva a uma nova etapa em seu amadurecimento como mulher. Dirigido por Barbara Kahane.


Chama atenção que a equipe do filme é majoritária de mulheres Viviane Rangel na câmera e fotografia, Luciana Cardoso fez o figurino, Anna Jones na arte, Taina Menezes na montagem, som de Jorge Saldanha, roteiro de Nicole Allgranti e Teresa Montero, diretora de produção Ludmila Olivieri, 1º AD Ana Isabel Aguiar controller Raquel Furtado, coordenadora de produção Marcia Sandrin. Mixagem Monada Post de Ariel Henrique, Música Incidental Tibor Fittel, Direção Musical Maestro Leonardo Pinto, Orquestra Feso Pro Arte, Quinteto Vila-lobos, música de Ava Rocha e Danilo Gonçalvez.



Segue trailer:



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