Espetáculo teatral A Lista (2020) de Guilherme Piva mostra que mesmo em tempos de pandemia, há espaço para delicadeza no convívio dos seres humanos. A peça, conta com uma parceria em cena de Lilia Cabral, que retorna aos palcos após 5 anos, e sua filha Giulia Bertolli.Na trama que de passa durante a quarentena, uma jovem chamada (Giulia Bertolli), se oferece para fazer as compras de supermercado para a vizinha (Lília Cabral), uma senhora solitária que vive em Copacabana. Mas o encontro das duas detona um turbilhão de sentimentos.
Lilia interpreta Laurita, uma viúva solitária, moradora de Copacabana, professora orgulhosa da rede estadual por 35 anos, que sofre com o isolamento durante a pandemia do novo coronavírus. Diante da idade avançada (grupo de risco), ela aceita a ajuda de Amanda, uma jovem cantora de ópera que enfrenta problemas familiares, passa a fazer as compras de mercado da vizinha mais velha.
Com a proximidade forçada, fica clara a lacuna geracional entre as duas: as confusões começam por conta de um maço de chicória, tomam uma proporção gigantesca e acabam transformando ambas. O texto do dramaturgo Gustavo Pinheiro, com referências atuais, ainda evoca a simpatia dos espectadores. Uma frase em especial do texto me chamou a atenção: “Todo teatro é uma sala de aula. E vice-versa”. Nada mais pertinente, para tantas casas com crianças, que viraram verdadeiras salas de aula. E não há nada como aprender diariamente com a vida, ela que tanto nos ensina.
Classificação etária indicativa: 12 anos Duração: 50’.
Veja o espetáculo A Lista, disponibilizado on-line, com transmissão direta do Teatro Claro RJ, sem a presença de plateia e com adoção de todas as medidas para prevenção à Covid-19:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!